Translate

sábado, 24 de novembro de 2012

AGRESSÃO NÃO ESTAMOS LIVRES!


A pastora americana Renée Eliott Murdoch, agredida por um morador de rua enquanto caminhava na Barra da Tijuca, em outubro, teve alta do hospital Copa D´Or, na zona sul do Rio de Janeiro, na quinta-feira (22). Ainda debilitada, ela disse que tem muito a agradecer aos bombeiros que a socorreram e a toda a equipe médica

JUSTIÇA COM AS PRÓPRIAS MÃOS! NÃO.

Suhaib Salem/Reuters AS VEZES COM TANTAS INJUSTIÇAS,MUITAS PESSOAS QUEREM AGIR COMO ESSES AI SE ENVEREDARMOS POR ESSE CAMINHO FAZER JUSTIÇA COM AS PRÓPRIAS MÃOS.(AS VEZES DAR VONTADE DE COMETER ESSA INJUSTIÇA MAS VAI DE CONTRA A JUSTIÇA DO PAÍS).
Seis palestinos acusados de colaborar com Israel foram executados na última terça-feira (20) na Cidade de Gaza. De acordo com testemunhas, o braço militar do Hamas reivindicou as execuções em mensagens presas nos corpos. Uma das vítimas foi arrastada pelas ruas da cidade e chocou a comunidade internacional

 

 DIA DO TEOLOGO 30 de Novembro

A imagem que algumas pessoas fazem de um teólogo é de alguém que está constantemente enclausurado no último aposento de uma casa, às voltas com obras raras, escritas em dialetos desconhecidos do grande público ou com livros pesados e grossos. Algo assim como no filme o Nome da Rosa, não?
Mas, na verdade, um teólogo é uma pessoa bem mais próxima de nós do que pensamos. Ele presta serviços de consultoria a escritores, por exemplo, que estejam usando a religião para contar alguma história ou fornece orientação a grupos religiosos em geral, principalmente organizações não-governamentais.
Outra confusão que é feita com freqüência: um padre ou um pastor podem ser um teólogo mas um teólogo nem sempre é um religioso. Podemos encontrar um teólogo dando aulas em cursos universitários da área de ciências sociais, como Letras, Antropologia, Sociologia.
Aliás, é cada vez maior nos meios acadêmicos a intertextualidade entre as disciplinas. E em relação à teologia isso é sentido de forma evidente.
Trata-se de um fenômeno recente a redescoberta da leitura teológica do mundo nas áreas de ensino voltadas para o conhecimento do comportamento humano em geral.
O QUE UM TEÓLOGO ESTUDA? Basicamente o teólogo formado estuda e analisa as diversas religiões do mundo e sua influência sobre o homem do ponto de vista antropológico e sociológico. Sua principal fonte de pesquisa são os textos sagrados e as doutrinas e dogmas religiosos.
Com isso procura explicar de que forma as crenças, com o decorrer do tempo e da história, modificam ou eternizam as maneiras do homem interagir na sociedade.
Nos cursos de teologia, a grade curricular varia de instituição para instituição. Algumas dão maior importância à análise das religiões em si, enquanto outras se debruçam mais sobre os textos sagrados.
De qualquer forma, um estudante de teologia - o futuro teólogo - deverá ler muito e participar de muitos debates em sala de aula sobre as bases e a história das religiões.
O QUE QUER UM TEÓLOGO? Um teólogo procura a tempo e a hora tornar a religião em um saber racional, no caso, um saber chamado teologia (estudo de Deus: teo = Deus; logia = estudo).
Sua atitude diante da religiosidade é quase sempre objetiva, uma vez que a religião em si e mais precisamente a fé tem caráter subjetivo.
Uma coisa é termos fé, outra é estudarmos os fenômenos da fé. Para o primeiro caso, basta crer, acreditar num dogma ou numa doutrina como verdade a ser vivida. No outro, esta mesma fé será interpretada, relativizada e, conseqüentemente, racionalizada.
O teólogo, então, é aquele que deseja ser os olhos da razão dentro de uma experiência que normalmente só pode ser vivida sem questionamentos, ou seja, na fé, que não questiona, não interroga, apenas crê.
Por isso nada impede que um teólogo venha a ser um religioso fervoroso ou uma pessoa completamente descrente de Deus. Uma coisa não impede a outra. No exercício ou não da fé, crente ou descrente. No exercício da profissão, teólogo sempre.