Translate

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

FIC, Promessas, Som Livre: Rede Globo coleciona fracassos em sua relação com o meio gospel; Entenda Avatar de Dan Martins Por Dan Martins em 14 de novembro de 2013 Tags: amor à vida, Cancelamento, ExpoCristã, Feira Internacional Cristã, FIC, GEO Eventos, Gospel, Igrejas Evangélicas, Mercado Gospel, mocinha evangélica, música nacional, Quartel Design, Rede Globo, Troféu Promessas, troféu promessas cancelado, TV Globo, walcyr carrasco

FIC, Promessas, Som Livre: Rede Globo coleciona fracassos em sua relação com o meio gospel; Entenda Nos últimos anos a Rede Globo tem trabalhado em uma aproximação com o público evangélico através de uma série ações como a contratação de artistas gospel com a gravadora Som Livre, a promoção do Troféu Promessas, a exibição do Festival Promessas na TV, a produção da Feira Internacional Cristã (FIC) e a promessa de uma mocinha evangélica em suas novelas. A estratégia é claramente para agregar o crescente público evangélico do Brasil à sua audiência comercial e televisiva.
Porém, a aproximação desse público tem apresentado uma série de resultados negativos, e a emissora vêm colecionando fracassos relacionados ao meio Gospel, como a desativação da GEO Eventos, empresa das Organizações Globo responsável pela FIC, o cancelamento da cerimônia de premiação do Troféu Promessas e problemas com o setor gospel da Som Livre.

Promessas e fracassos

A Feira Internacional Cristã (FIC) não foi um grande sucesso comercial e nem de público, ela sequer foi divulgada pela Globo durante sua realização. Após contratar grande parte da equipe da Expocristã para promover a FIC, a GEO Eventos acabou anunciando o encerramento de suas atividades com cerca de R$ 60 milhões em prejuízos. Diante do possível fim do evento gospel global, o ex-CEO da própria GEO Eventos, Leo Ganem, comprou os direitos da concorrente Expocristã e deve realizar a feira em 2014 ao lado do seu sócio Emilio Magnago, ex-diretor comercial de uma outra empresa da Globo, a Som Livre.
Recentemente foi cancelada em cima da hora a cerimônia de premiação do Troféu Promessas, grande evento promovido pela emissora para premiar artistas da música gospel. Marcada para acontecer nessa quarta-feira (13), a cerimônia não irá acontecer e os vencedores receberão os prêmios pelos Correios. Os ganhadores, divulgados em uma lista na página do prêmio, são em grande maioria de outras gravadoras, o único artista da Som Livre que venceu alguma categoria do prêmio da Globo foi o Diante do Trono, que está deixando a casa.
De acordo com o jornalista Lauro Jardim, colunista a Veja, o Diante do Trono, considerado o principal nome gospel do casting da Som Livre, está em “pé de guerra” com a gravadora e tenta negociar um fim amigável para o contrato, que vigora até 2014. Segundo o jornalista, “o Diante do Trono quer lançar o CD e DVD Tu Reinas, gravado no sertão do Nordeste, em outra casa, mas a Som Livre não deixa”, o que prejudicaria as vendas do grupo no Natal. Essa “outra casa” seria a Universal Music, que junto aos já citados Ganem e Magnago, está lançando seu braço gospel no mercado fonográfico.

Sucesso… com o outro público

Outra promessa da Rede Globo para o público evangélico foi relacionada aos personagens de suas novelas. Após reuniões com diversos líderes evangélicos, como Silas Malafaia e Estevam Hernandes, autores das tramas da emissora falaram sobre a introdução de um personagem evangélico sem caricaturas em seus folhetins, e por diversas vezes foi anunciado que a personagem Valdirene, de “Amor à Vida”, seria a mocinha evangélica anunciada pela emissora (ela se tornaria uma cantora gospel). Porém, Valdirene fez sucesso com o público não-evangélico devido a suas piadas e assim a Globo e o autor Walcyr Carrasco tiveram que mudar de ideia sobre a conversão imediata da personagem transformando-a apenas em um alívio cômico para a trama. A Globo está tentando remediar, assim a primeira “mocinha” de novela convertida foi Gina, personagem vivida pela atriz Carolina Kasting.
O autor tenta também inserir um grande núcleo de personagens evangélicos no folhetim. Recentemente reinseriu o personagem Efigênio que havia aparecido somente no começo como um dono de bar. O agora o pastor Efigênio será líder de uma igreja evangélica inaugurada no bairro de Valdirene e ali se concentrará grande parte do núcleo evangélico que a Globo ainda está tentando montar para “Amor à Vida”.
Essa série de contratempos entre a emissora e o meio gospel tem sido vista por muitos como um caminho para o fim de uma aproximação mais forte entre a Globo e os evangélicos, relação que antes foi comemorada por uns e criticada por outros. Os motivos para tantos fracassos vindos de um grupo empresarial de tanto sucesso podem ser vários, como problemas operacionais, falta de afinidade com o meio ou até ação divina.
Independente disso o articulista Paulo Teixeira, em sua colunista do Gospel+, avalia como está sendo a relação entre o meio evangélico e a Globo:

Encontro com Fátima Bernardes recebe ganhadores do Troféu Promessas e idealizador do Eu Escolhi Esperar Avatar de Dan Martins Por Dan Martins em 15 de novembro de 2013 Tags: Anderson Freire, beijo gay, Encontro, encontro com fátima bernardes, Eu escolhi esperar, fátima bernardes, Fernanda Brum, Gui Rebustini, Ministério Pedras Vivas, Troféu Promessas

Encontro com Fátima Bernardes recebe ganhadores do Troféu Promessas e idealizador do Eu Escolhi Esperar O programa “Encontro com Fátima Bernardes” dessa sexta feira (15), na Rede Globo, vai receber em seu palco alguns dos ganhadores do Troféu Promessas 2013 e também idealizador do movimento Eu Escolhi Esperar, pastor Nelson Junior.
O Troféu Promessas, realização das Organizações Globo que desde 2011 premia artistas da música gospel nacional escolhidos pelo voto popular em diversas categorias, teve sua cerimônia de entrega das premiações que deveria acontecer nessa quarta feira (13) canceladas e os organizadores do evento anunciaram que os ganhadores receberiam os prêmios através do Correio. Porém, vários dos ganhadores do Troféu anunciaram através das redes sociais que estariam participando do “Encontro”, o que levou a especulações de que eles poderiam receber o troféu no programa.
Entre os que anunciaram sua presença no programa está o cantor Gui Rebustini, ganhador de três troféus: Melhor Música com “Nosso Deus”, Melhor Vídeo Clipe e Cantor Revelação, Fernanda Brum, ganhadora do prêmio de Melhor Cantora, o Ministério Pedras Vivas, ganhador do prêmio de Melhor Ministério e o cantor Anderson Freire, que recebeu o prêmio de Melhor Cantor.
Notavelmente dirigida ao público evangélico, a edição dessa sexta feira do programa de Fátima Bernardes contará também com a presença de Nelson Junior, do movimento Eu Escolhi Esperar. A presença do idealizador da causa que defende a pureza sexual dos jovens solteiros e incentiva o sexo somente após o casamento acontecerá curiosamente um dia após o programa que teve como tema central a diversidade sexual, e que causou polêmica por mostrar crianças assistindo a um beijo gay.