Translate

sábado, 22 de dezembro de 2012

NELSON MANDELA!

Mandela melhora a cada dia, diz Zuma


Foto: Alexander Joe  O ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela
Foto: Alexander Joe
O ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela
JOHANESBURGO (AFP)O estado de saúde de Nelson Mandela era grave quando ele foi internado, há 13 dias, mas melhora a cada dia, informou nesta quinta-feira o presidente sul-africano, Jacob Zuma.
“Sua condição era grave, mas ele responde bem ao tratamento e tem ficando cada vez melhor nos últimos dias”, afirmou Jacob Zuma aos membros do ANC, durante o encerramento de uma conferência do partido no poder em Bloemfontein (centro).
O herói da luta anti-apartheid de 94 anos, que deu entrada em um hospital de Pretória em 8 de dezembro, foi tratado por uma infecção pulmonar antes de ser submetido a uma endoscopia para a retirada de cálculos biliares.
“Fui informado que, devido à sua idade, os médicos devem intervir de forma suave e gradual para maximizar as chances de uma recuperação completa”, disse Zuma.
“Madiba é, e sempre foi, um guerreiro como nenhum outro. Ele enfrentou todas essas provações com coragem e uma elegância incrível”, acrescentou o presidente, usando o nome de clã de Nelson Mandela, carinhosamente adotado pela maior parte dos sul-africanos.
Nelson Mandela já havia sido hospitalizado em janeiro de 2011 devido a uma infecção pulmonar, provavelmente causada por sequelas de uma tuberculose contraída durante a sua estadia na prisão da ilha de Robben Island, ao largo Cidade do Cabo, onde passou 18 dos 27 anos de cativeiro nos calabouços do regime racista do apartheid.

NÃO ADIANTA CHORA, A NÃO REELEIÇÃO DE 2012!

Vereadores reprovam a atuação da Câmara Municipal de Manaus

Balanço de mandatos tem acusações para a oposição, vista como fraca, e uma situação,  classificada de subserviente

Painel atual do plenário da CMM, deverá ser instalado no segundo plenário a ser erguido na Casa, afirmou Tayah
Vereadores encerram a 15ª Legislatura no dia 31 sob críticas da população quanto ao desempenho da CMM (Márcio Silva - 21.03.2012)
No ano em que 42% dos vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) saíram das urnas derrotados, 20 parlamentares ouvidos por A CRÍTICA disseram que terminam a legislatura com a sensação de dever cumprido. Oito criticaram a atuação do parlamento nos últimos quatro anos. Para esse grupo de vereadores, o Poder Legislativo municipal não cumpriu com o papel que lhe cabe e foi omisso ao tratar dos projetos encaminhados pela Prefeitura de Manaus.
“Nesses quatro anos, a Câmara Municipal de Manaus deixou muito a desejar”, disse a vereadora Glória Carrate (PSD) que recebeu 6.266 votos nas eleições de outubro, mas não conseguiu a reeleição. “Nós trabalhamos mais na legislatura anterior, o povo também participava mais das ações da CMM. Eu mesma confesso que não trabalhei tanto nessa legislatura. Tivemos muitas dificuldades também para ter apoio das secretarias municipais na tentativa de ajudar a população. Na época do governo do Serafim Corrêa, apesar de eu fazer oposição, era muito mais bem assistida pelas secretarias do que agora que estamos em um governo que eu apoio”, completou Carrate.
O vereador Arlindo Jr (PPL), da base aliada do prefeito, atribuiu ao ego dos vereadores o baixo desempenho na Casa Legislativa. “Acredito que essa legislatura foi a melhor dos últimos anos, mas muitos vereadores usaram a tribuna mais para virar notícia na mídia do que dar respostas à sociedade”, disse ao atribuir a fragilidade das discussões da CMM à bancada de oposição da Casa a quem classificou de “fraca, vazia e sem fundamentos”.

"TARDIGRADO" O ANIMAL RESISTENTE DO MUNDO!

Pensa que já viu de tudo? Conheça o pequeno Tardígrado.
Imortal? Quase. Não seria exagero dizer que esse pequeno animal é de outro mundo. Seu nome? Tardígrado, também chamado de urso d’água ou leitões do musgo. Essas criaturas são na verdade artrópodes aracnídeos (da classe das aranhas), possuindo oito patas, cada pata possui de quatro a oito pequenas garras e seu corpo varia de 0,05 a 1,25mm. Vivem entre os musgos e liquens, podendo ser fortemente pigmentados, indo do laranja avermelhado ao verde oliva.
Esses animais possuem uma anatomia complexa, são recobertos de quitina e não existe sistema circulatório e nem aparelho respiratório, as trocas gasosas são realizadas de forma aleatória em qualquer parte do corpo. A grande maioria se alimenta sugando o conteúdo celular de bactérias ou de algas. São encontrados em todo o planeta, desde o fundo oceânico ao alto do Himalaia. Das mais de 600 espécies conhecidas, cerca de 300 foram descritas no Ártico e na Antártica, também foram catalogadas 115 espécies na Groenlândia.
Em Setembro de 2007, a Agência Espacial Européia realizou uma pesquisa utilizando os tardígrados, colocando-os em uma cápsula espacial, a Foton-M3, e os enviou ao espaço. Resultado? Os bichinhos não só sobreviveram aos raios cósmicos, radiação ultravioleta e falta de oxigênio, mas ainda foram capazes de reproduzirem num ambiente tão inóspito. Para ter uma noção, no espaço, os raios ultravioletas são cerca de mil vezes mais intensos do que os encontrados na Terra. Ainda é um mistério sem explicação ou teoria para o motivo pelo qual estes animais conseguiram sobreviver por tanto tempo sem oxigênio e sendo bombardeado com altas doses de radiação cósmica.

Longevidade é uma das grandes características; podem viver até os 120 anos, um recorde para um animal com um tamanho tão pequeno. Como se não bastasse possuírem fantástico poder reparador, os Tardígrados simplesmente “desligam” seu metabolismo quando existem condições adversas como extrema seca. Possuem também a inacreditável capacidade de reparar o seu DNA de danos causados por radiação. Achou pouco?
Mais de 75 mil atmosferas é a quantidade de pressão que ele suporta, isso equivale a dezenas de vezes a pressão enfrentada pelos animais dos locais mais profundos do oceano, nas zonas abissais. Suportam também imersões durante alguns minutos em temperaturas de 200 ºC (duas vezes mais quente que a água fervente da sua chaleira). Solventes como o álcool etílico a 96% ou éter não fazem nem cócegas neles.
Se os seres humanos forem expostos a 100 grays de radiação, ocorre à morte devido à falência do sistema nervoso central, o que resulta em perda da coordenação motora, distúrbios respiratórios, convulsões, estado de coma e finalmente a morte que pode ocorrer em cerca de um ou dois dias após a exposição. Já os “imortais” tardígrados suportam nada mais e nada menos que 5700 grays de radiação. Dá para acreditar?
Todo mundo que passou pelo segundo grau, certamente sabe o que é o zero absoluto ou ao menos ouviu falar. É a temperatura na qual não existe movimentação de nenhuma molécula. É uma temperatura teórica porque é extremamente baixa, -273,15ºC, o que equivale ao zero na escala Kelvin e, apesar de os cientistas não terem alcançado esse valor, chegaram muito próximo.
Os tardígrados são realmente especiais. Algumas universidades americanas fizeram pesquisas com tardígrados, congelando-os em uma temperatura super próxima do zero absoluto, cerca de -271 ºC. Os cientistas não ficaram surpresos quando “reanimaram” os animais colocando apenas água e descongelando-os. Não se esperaria que nenhum animal sobrevivesse após terem sido congelados nesta temperatura, mas os tardígrados realmente provaram que são completamente diferente de todo o tipo de vida conhecida no nosso planeta.

MOLUSCO VENENOSO!

Seu veneno é um coquetel de moléculas peptídicas neurotóxicas
Vamos admitir, as conchas dos caracóis marinhos são verdadeiras  obras de arte, possuindo uma combinação de cores que hipnotiza qualquer pessoa, mas, quando estivermos falando do caracol-do-cone é melhor você correr. Pegar nele? Nem pense nisso!
Essa espécie de caracol, cujo nome científico é Connus pannaeus possui um veneno poderosíssimo formado por centenas de compostos, muitos deles encontrados até em venenos de cobra. Possui um substância que é particularmente centenas de vezes mais potente que a morfina. Pesquisas revelam que apenas uma gota do veneno desse “dócil” animal é suficiente para matar 20 pessoas adultas.
Apesar de terrível ele não é uma descoberta científica recente, a cerca de 25 anos os cientistas da Universidade de Utah isolaram a molécula do veneno desse caracol  e constataram que possuía um poder analgésico nos humanos. Os estudos não pararam por aí, esse só foi o ponta pé inicial de uma série de estudos que duraram mais de 20 anos para conseguirem sintetizar em laboratório o mesmo composto que atualmente é utilizado em um novo fármaco, chamado de Prialt (princípio ativo é a ziconotida).
Umas das grandes  vantagens desse novo medicamento é seu absurdo poder analgésico, sendo classificado como mil vezes mais potente que a morfina. O grande problema da morfina é o seu poder de viciamento por ser uma molécula opióide, derivado de ópio. Já a ziconotida não possui efeito viciante.
Muitas das moléculas que compõem o seu veneno ainda não possuem estudos que provem ou indiquem suas respectivas ações, porém, existem cerca de 6 tipos de toxinas que são bastante estudadas e suas ações no corpo humano são completamente elucidadas.
O caracol-do-cone possui um “dente” formado por quitina (proteína dura) possuindo aspecto de um arpão cheio de microfarpas. O veneno é injetado de modo absolutamente rápido e não existe nenhuma espécie de antídoto para quem for “picado”. Foto: Reprodução/WikipédiaCommons
É importante salientar que esse veneno pode ser retirado de todos os caracóis do gênero Conus. O gene responsável pela fabricação do veneno parece ter sofrido uma mutação ao longo das gerações o que proporciona ao animal produzir suas toxinas rapidamente e com uma variedade espantosa de moléculas.
O veneno pode ser retirado dos caracóis mortos ou com o caracol vivo. O grande problema de se retirar sua glândula após a morte é que dentro dela possui uma infinidade de milhares de compostos que muitas vezes não são usados pelo caracol para matar a presa e isso dificuldade a isolação dos principais princípios ativos. Já a retirada do veneno do caracol vivo também é complicado porque não é fácil lidar com um animal grande, extremamente perigoso e que não libera as toxinas facilmente.
A ação de suas neurotoxinas nos faz pensar que suas vítimas (moluscos e peixes) não sintam dor. Como a inserção do veneno na presa é de forma rápida, paralisando-o eficazmente e, logo em seguida, a ação poderosa de seus analgésicos entram em ação, a presa poderá ser engolida e se sentir nas nuvens por estar sob ação alucinógena e analgésica. Confira no vídeo abaixo:

INFERTILIDADE MASCULINA,UM PROBLEMA!

  A queda do número de espermatozoides no sêmen masculino e a sua qualidade é um problema que só vem se agravando desde o começo dos anos 90.
A afirmação é de um estudo francês publicado online na revista Human Reproduction. Entre 1989 e 2005, houve uma queda de 32,2 % (uma taxa de 2% ao ano) na concentração, um terço na contagem de espermatozoides em 26 mil homens, o que aumenta o risco de infertilidade. Por envolver tantos homens, este é provavelmente a maior amostra já estudada no mundo.
De acordo com o professor Richard Sharpe, da Universidade de Edinburgh, as consequências na fertilidade masculina por causa da queda na contagem de espermatozoides eram inevitáveis e demandavam uma investigação científica.
No Reino Unido esse problema nunca foi visto como algum tipo de prioridade na saúde, talvez por causa de dúvidas sobre a veracidade da ‘queda na contagem de espermatozoides’. Agora, só pode haver poucas dúvidas de que seja real, então é hora de agir. Não fazer nada irá assegurar que a fertilidade de casais e o tamanho médio da família irão cair para ainda mais abaixo do que o nível atual e colocar ainda mais tensão na sociedade. Nós ainda não sabemos quais são os fatores mais importantes, mas talvez o mais provável é que seja uma combinação, um ‘golpe duplo’ de mudanças como uma dieta muito gordurosa combinada com o aumento da exposição aos produtos químicos do ambiente”, declarou Sharpe  ao Daily Mail.
No estudo, foram utilizados dados de 126 centros de tratamentos de fertilidade. A concentração de espermatozoides para cada mililitro de sêmen caiu de 71,4 milhões, em 1989, para 48,8 milhões em 2005. Os espermatozoides com formato normal também sofreram uma forte queda: a taxa foi de 64% para 41 no mesmo período.

Os pesquisadores disseram ainda que “até onde sabemos, este é o primeiro estudo que concluiu que há uma diminuição grave e geral na concentração e morfologia (espermatozoides sadios) de espermatozoides na escala de um país inteiro em um período substancial. Isso constitui um sério problema de saúde pública. A ligação com o ambiente particularmente precisa ser determinada”.
O professor Richard adicionou que “a maior parte dos casais agora estão esperando para ter filhos até os 30 – quando a fertilidade feminina começa a decair. Isto, combinado com a queda da contagem de espermatozoides em seus parceiros masculinos, leva a apenas um resultado – mais casais irão passar por problemas de fertilidade”.

BANANAS NO COMBATE AO AVC!


Pesquisa coordenada por britânicos e italianos mostrou que o Acidente Vascular Cerebral pode ser evitado com bananas!
O estudo mostrou que uma pessoa que consome uma banana durante o café da manhã, seguido de mais uma unidade no almoço e jantar, têm uma redução bastante significativa nas chances de sofrer um AVC, também conhecido como “derrame”.
A ciência já mostrou que alimentos com altos índices de potássio têm ação efetiva na boa saúde do cérebro, além de contribuir no controle da pressão arterial. Alimentos ricos em potássio incluem o espinafre, as nozes, lentilha, leite e a banana, dentre outros.
O estudo levou em consideração dados colhidos em 1960, onde dezenas de pesquisas realizadas na época foram revisadas e reanalisadas em busca de um índice que pudesse se encaixar de modo global na população.

As universidades de Warwick e Nápoles divulgaram nota alertando que se o consumo de potássio aumentasse na população mundial e diminuísse em cloreto de sódio (sal de cozinha), mais de um milhão de pessoas teriam suas vidas poupadas anualmente de um AVC.
O estudo foi publicado no Journal of the American College of Cardiology.

COMISSIONADOS EXONERADOS!

Comissionados da Prefeitura de Manaus são exonerados

O novo secretariado será anunciado no dia 27 pelo prefeito eleito Arthur Virgílio Neto e nomeado após sua posse, no dia 1º de janeiro

Prefeitura decreta ponto facultativo
Cargos de confiança começam a deixar a prefeitura no final da gestão de Amazonino Mendes (Ney Mendes)
Os 1.714 cargos comissionados da Prefeitura de Manaus começaram a ser exonerados no último dia 19, por meio de decretos publicados no Diário Oficial do Município (DOM). As exonerações passam a valer do dia 1º de dezembro. Já o alto escalão teve os decretos publicados dia 20/12, com validade a partir do dia 1º de janeiro. O processo acontece naturalmente, levando em consideração a transição de governo.
São secretários, subsecretários, diretores e superintendentes que estiveram à frente dos 32 órgãos das administrações direta e indireta – secretarias, autarquias e fundações -, os quais acompanharam o prefeito Amazonino Mendes durante seus quatro anos de gestão ou parte deles.
Entre os secretários que já pediram exoneração estão o chefe do Gabinete Civil, João dos Santos Pereira Braga, a de Comunicação Celes Borges, o de Finanças Alfredo Paes, o de Governo José Alves Pacífico, o presidente do Conselho Municipal de Gestão Estratégica Félix Valóis, entre outros.
O novo secretariado será anunciado no dia 27 pelo prefeito eleito Arthur Virgílio Neto e nomeado após sua posse, no dia 1º de janeiro. Alguns nomes são citados como certos nos bastidores, como o de Evandro Melo, que hoje faz parte da estrutura da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), mas deve assumir a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). A informação foi adiantada pela coluna Sim & Não do jornal A Crítica.