Enviado por folhagospel em 20/11/2013 12:21:15 (
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A
 Bola de Neve Church está tentando impedir na Justiça a publicação de um
 livro baseado num trabalho acadêmico que analisa a direção da 
denominação e as ações de “marketing” usadas para posicionar a igreja 
junto aos fiéis.
O livro em questão é "A Grande Onda Vai te Pegar
 – Marketing, Espetáculo e Ciberespaço na Bola de Neve Church", escrito 
pelo mestre em história Eduardo Meinberg Maranhão Filho, 40 anos, e 
editado pela Fonte Editorial.
A publicação faz uma análise sobre 
supostas estratégias de mercado adotadas pelo apóstolo Rina – formado em
 marketing e pó-graduado em administração – na condução da Bola de Neve.
 Entre os subcapítulos do livro, existem alguns que falam sobre 
“Marketing ‘de Jesus’ e teologia da prosperidade”; “Conhecendo/acessando
 a lojinha/shopping/Planet Bola”; “É dando à igreja que se recebe de 
Deus: preparando davis para as finanças”; e “Nós somos a dobradiça da 
porta: as mulheres do Bola como costela”.
De acordo com 
informações da blogueira e jornalista Anna Virginia Balloussier, 
colunista do site da Folha de S. Paulo, a Bola de Neve entrou com uma 
ação liminar na 2ª Câmara de Direito Empresarial do Tribunal de Justiça 
de São Paulo pedindo que o lançamento do livro fosse proibido.
O 
juiz Alexandre Marcondes negou a liminar aos advogados da Bola de Neve 
alegando que “o interesse público [na obra] é inegável”, e citou o 
artigo 20 do Código Civil (que veta biografias não autorizadas) dizendo 
que a proibição de publicações como essa “apenas será tolerada quando 
seja possível afastar, de imediato, a presunção constitucional de 
interesse público”.
Segundo a advogada Taís Amorim, uma das 
representantes da Bola de Neve, o motivo da ação contra a publicação do 
livro não seria o conteúdo, mas sim o uso do nome da igreja sem 
consentimento da direção: “O autor utiliza, sem qualquer autorização, o 
nome da igreja na capa do livro, induzindo a erro especialmente os 
milhares de membros da entidade, que poderiam confundir a publicação 
como sendo da própria igreja”, declarou Taís à jornalista Balloussier.
Taís
 Amorim ainda descarta a ideia de que o livro seja uma publicação com 
análises acadêmicas e diz que “foi possível deduzir que o juízo de valor
 promovido pelo autor não condizia à realidade da entidade”, e pontua 
que observar a igreja como uma “agência mercadológica é uma inverdade e,
 portanto, uma ofensa à entidade, que tem como único alvo e fomentador 
de seus trabalhos o Senhor Jesus Cristo”.
O autor do livro 
discorda: “Em minha dissertação, termos como agência religiosa, 
marketing, espetáculo e midiatização são entendidos de forma diferente 
do senso comum, que trata e tende a ver os mesmos do lado oposto da 
dimensão do sagrado. Tais termos não têm sentido negativo nem positivo, 
na minha opinião são categorias de análises – rasuráveis, como 
proponho”, afirmou Eduardo à Folha.
A blogueira Vera Siqueira 
também publicou artigo sobre o imbróglio e afirmou ter procurado o livro
 para aquisição, sem sucesso: “Ora, o que um livro acadêmico pode trazer
 de tão ruim para a Igreja Bola de Neve e seu apóstolo (?) Rina, para 
que tenham que acionar seus advogados contra a publicação? Será que têm 
algo a esconder?”, questionou.
Sobre liberdade de expressão, Vera
 Siqueira discorreu sobre o tema de uma perspectiva mais ampla, e citou 
bandeiras hasteadas por líderes evangélicos nacionais, inclusive o 
apóstolo Rina: “É muito bonito ouvir essa expressão nas Marchas para 
Jesus, quando os líderes gospel e os políticos em cima do palco 
principal a bradam e fazem a plateia repetir, em referência à liberdade 
que querem para denunciar o homossexualismo. Porém, a tal ‘liberdade de 
expressão’ só vale quando é favorável ao líder gospel. Esse negócio de 
‘liberdade de expressão’ para homossexuais, críticos e autores de livros
 acadêmicos tem que ser reprimida a qualquer custo”, criticou.
Em
 sua conclusão, Siqueira incentiva o contraditório como fonte de 
conhecimento e sabedoria: “Recomendo a compra e a leitura, pois é um 
assunto muito pertinente nesses dias em que vemos muitas das profecias 
bíblicas se cumprindo. ‘Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas 
injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de 
Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte.’ – 2 Coríntios 
12:10”.