Translate

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

INTERPRETAÇÃO DO CALENDARIO MAIA!

Saiba como surgiu a profecia do fim do mundo

Segundo interpretações de símbolos em monumentos maias, o mundo acabaria na próxima sexta-feira, dia 21 de dezembro


BBC
Pirâmide maia
Segundo interpretações da "profecia maia", o fim do mundo está previsto para a próxima sexta-feira, dia 21 de dezembro.
Entenda o legado da civilização maia
A ideia de que uma hecatombe mundial de grandes proporções se abateria sobre a raça humana na entrada do equinócio de inverno, que ocorre na mesma data, vem sendo alimentada pelo menos há quatro décadas.

Mas foi nos últimos três anos que a previsão ganhou força, polarizando aqueles que acreditam piamente no fim dos tempos e os mais céticos.
A BBC Mundo, o serviço em espanhol da BBC, decidiu investigar a polêmica. Confira.
BBC
Calendário maia
De onde vem as profecias?
As interpretações de que o fim do mundo ocorreria no dia 21 de dezembro de 2012 partiram de dois monumentos maias: a Estela 6 (uma espécie de totem), do antigo assentamento de Tortuguero (no Estado de Tabasco, no sul do México) e a Estela 1 de Cobá, em Quintana Roo.
Além disso a próxima sexta-feira é o último dia do calendário criado pelos maias. Ou seja, não há registro do que viria depois disso.
Na antiga civilização maia, as chamadas 'Estelas' são colunas nas quais se marcavam as datas de eventos importantes.
Os monumentos também serviam como método de propaganda da elite política e religiosa.
No caso da Estela 6 e da Estela 1, o objetivo era associar datas "míticas" aos sucessos e governos da época para criar coesão e controle social.
BBC
Inscrição maia
Monumento 6 de Tortuguero
O monumento Estela 6 foi descoberto em 1957-58. Também é conhecido popularmente como "a Estela do fim de uma era", e registra o nascimento e entronização de Apho Bahlam, governador da cidade maia no século VII.
Há também referência à data "baktún 13 4 Ahau 3 Kankin" que, traduzida para o calendário gregoriano, seria equivalente ao dia 21 de Dezembro de 2012 e corresponde ao fim de um ciclo de 5.126 anos registrados na "longa contagem" do calendário maia.
"Isso não significa que o mundo vai acabar nesta data, a única coisa é que esta data vai significar o fim do ciclo baktún 13 do calendário maia", disse à BBC Mundo o arqueólogo Daniel Juárez Cossío, responsável pela ala dedicada à civilização maia no Museu Nacional de Antropologia do México.
"Ou seja, simplesmente, estamos falando do final do baktún 13 para que se comece uma nova etapa. Trata-se, no fim das contas, de um caminho novo".
O sítio arqueológico de Tortuguero foi roubado ao longo do tempo, o que dificultou seu estudo e a interpretação completa e contextualizada da Estela 6.
BBC
Calendário maia
O Calendário Maia
Trata-se de uma combinação de datas e fatos de batalhas míticas e desastres naturais que marcaram o desenvolvimento da cultura, com base em ciclos agrícolas e movimentos de estrelas como o Sol e Vênus.
O calendário não determina apenas a ordem dos dias. Em torno dele foram organizados feriados religiosos, períodos de cultivo e colheita, a escolha de nomes para recém-nascidos, sacrifícios humanos e outros aspectos importantes da cultura maia.
Cossío diz que o fim da "contagem de tempo" é simplesmente "o fim de um ciclo de pouco mais de 5 mil anos".
"Mas os maias não têm uma visão linear da história, onde há um fim irrefutável. Sua visão é cíclica, ou seja, algo termina para o início de outra coisa."
BBC
Estela 1. Este monumento com inscrições em suas quatro faces, conta os feitos de governantes
Estela 1 Cobá
Estela 1 é localizada em Cobá, uma cidade no norte de Quintana Roo, no México, que já foi uma próspera cidade maia.
Este monumento, com inscrições em todos os quatro cantos, conta a história de seus governantes.
Nesta pedra, há quatro referências ao Calendário de Contagem. Uma delas é uma inscrição mencionando o dia de 21 de dezembro de 2012. No entanto, o monumento está bastante danificado, o que impede a observação de quaisquer fatos que teriam ocorrido depois dessa data.
BBC
Escultura do jogo de bola, museu maia
Quando começou a profecia?
Interpretações das "profecias maias" começaram a se tornar populares nos anos 70 entre pequenos grupos europeus e americanos, que, no calor do movimento nascente da Nova Era, se aproveitaram das recentes descobertas na zona maia da península de Yucatán para criar uma filosofia de vida e, em muitos casos, um negócio lucrativo.
De um lado da moeda, vários grupos dizem que o dia 21 de dezembro vai registrar um movimento especial de planetas, mudanças na forma em que o homem se relaciona com o seu ambiente e uma transformação mental e espiritual da raça humana, que vai alcançar seu auge nesse dia.

No outro extremo, estão aqueles que dizem que, na data, desastres naturais, crises políticas e econômicas e as guerras travadas ao redor do globo causarão a derrocada da civilização moderna. Para eles, os maias teriam deixado suas marcas para nos alertar sobre tais eventos.
Grupos como o Ascensión Nueva Terra e Cambio Nueva Consciencia asseguraram que os maias previram que um raio de luz do centro da galáxia irá impactar o sol no dia 20 de dezembro de 2012, mudando sua polaridade, o que terá efeitos devastadores sobre a Terra.
Leia mais sobre os maias: 
Arqueólogos encontram na Guatemala o mais antigo calendário maia
Cientistas desvendam profecia maia do 'fim do mundo em 2012'
Escadaria maia com maior texto hieróglifo do país é encontrada na Guatemala
Estudo liga colapso da civilização maia à mudança climática
Profecias sobre o fim do mundo existem desde a Antiguidade
Nasa desmente 'fim do mundo' e alerta sobre suicídios
Os entusiastas do fim do mundo sugerem, ainda, uma série de medidas para se preparar para "enfrentar o caminho final para a nova luz".
Essa série de previsões levou muitas pessoas ao redor do mundo a estocar alimentos, construir refúgios e dirigir-se a terras que pertenceram à civilização mesoamericana.
BBC
Escultura maia, museu de Mérida
O que dizem os especialistas?
Segundo arqueólogos e cientistas que trabalham no estudo de civilizações antigas, os maias não faziam profecias e muito menos queriam deixar previsões para gerações futuras.
Os maias apenas determinavam o destino de uma pessoa ou de uma cidade com base no seu calendário e em suas crenças religiosas.
Nesse sentido, Cossío acredita que o dia 21 de dezembro de 2012 "não é uma profecia". "É completamente e totalmente falsa essa tese de que o mundo vai acabar com base em algo que estaria disponível. Não há nenhuma base científica e epigráfica que diz que o mundo vai acabar nesta data."
BBC
Artesão maia
O que aconteceu com os maias
Outra parte importante desta lenda é que, quando os exploradores europeus e conquistadores chegaram no territórios dos maias, encontraram muitos assentamentos e cidades antigas abandonados.
Isso criou uma falsa visão de que o povo maia desapareceu sem deixar vestígio, aumentando o mistério e especulação sobre essa civilização.
A verdade é que os herdeiros diretos da cultura maia ainda existem, vivendo na mesma terra que os seus antepassados.
Muitas vezes, vivem em condições de marginalização e pobreza no sul do México, Guatemala, Honduras e Belize.

DITADURA EM FOCO!

Minha geração sentiu truculência do Estado, diz Dilma

Agência Estado
Rafael Moraes Moura e Tânia Monteiro
A presidente Dilma Rousseff disse hoje que a sua geração 'sentiu na carne' o abuso e a truculência do Estado, ao fazer referência ao seu passado de contestação à ditadura militar. O comentário foi feito na solenidade de entrega do Prêmio Direitos Humanos, no Palácio do Itamaraty, em Brasília. Segundo Dilma, a questão dos direitos humanos marcou sua 'vida pessoal'. 'Esse assunto além de ser importante, ele me comove, porque a minha geração sentiu na carne o abuso do poder, a truculência do Estado e sabe perfeitamente como é importante e fundamental o respeito pelos direitos humanos. Sabe que esse é um pilar fundamental de uma sociedade democrática, não existe nada mais importante do que os seres humanos em qualquer esfera da nossa atividade', afirmou.
A presidente destacou os trabalhos da Comissão da Verdade, que tem entre os objetivos 'esclarecer os fatos e as circunstâncias dos casos de graves violações de direitos humanos' entre 1946 e 1988 e 'promover o esclarecimento circunstanciado dos casos de torturas, mortes, desaparecimentos forçados, ocultação de cadáveres e sua autoria'. Entre os premiados da solenidade estão o Grupo Arco-Íris de Cidadania (na categoria 'garantia de direitos à população LGBT'), Tim Lopes ('mídia e direitos humanos'), Pastor Djalma Rosa Torres ('diversidade religiosa') e menção honrosa ao Levante Popular da Juventude de São Paulo. (AE)

COOPERATIVAS NA PARAÍBA SEM RENOVAÇÃO DE CONTRATO!

stado não pode mais ter médicos de cooperativas

Prazo vence nesta terça-feira (18) mas Estado diz que decisão judicial permite renovação até julgamento.

Felipe Gesteira
Procurador do MPT disse que em caso de descumprimento será cobrado multa de R$ 10 mil por médico ao Estado

Termina hoje o prazo estabelecido pela Justiça do Trabalho para que o Governo do Estado encerre os contratos com as cooperativas médicas cujos profissionais atuam em hospitais da Paraíba. A partir de amanhã, cooperativas e Governo serão multados pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), caso descumpram a decisão judicial. O procurador-geral do Estado, Gilberto Carneiro, garante que não faltará atendimento à população, pois uma decisão da Justiça comum estadual assegura a renovação dos contratos até julgamento do mérito.
“O Estado entrou com uma ação declaratória, para que a Justiça definisse a competência para analisar esse tipo de matéria e decidisse se os contratos podem ou não ser renovados. O juiz da 6ª vara, Aluízio Bezerra, decidiu que a matéria é da Justiça comum e que os contratos de prestação de serviços na área médica podem ser renovados”, declarou Gilberto Carneiro. Ele disse ainda que a decisão do ministro Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), que negou ontem novo pedido do Governo da Paraíba no caso das cooperativas médicas, “não discute o mérito, apenas diz que àquele processo não cabe recurso”.
O procurador chefe do MPT na Paraíba, Eduardo Varandas, afirma que a terceirização de profissionais da área de saúde no serviço público fere o artigo 37 da Constituição Federal.
Segundo ele, o problema teve início em 2006 e, desde então, uma ação foi proposta na Justiça do Trabalho, e vencida em todas as instâncias. Segundo Varandas, a multa aplicada em caso de descumprimento é de R$ 10 mil por médico.
Segundo o presidente do Sindicato dos Médicos da Paraíba, Tarcísio Campos, cerca de 80 profissionais atuam na rede estadual de saúde por meio de contratos entre governo e cooperativas, em hospitais como Clementino Fraga e Arlinda Marques, em João Pessoa; além do Hospital de Trauma de Campina Grande. O Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, na capital, não faz parte da lista por ser gerido pela Cruz Vermelha. “Esperamos que, em caso de aplicação de multa, não sobre para os médicos uma responsabilidade que é do Estado. Já propomos que seja realizado concurso público com salários compatíveis com o piso da Federação Nacional dos Médicos (R$ 9.833 por seis plantões)”, declarou.

É UM AUMENTO CONSIDERADO COMPARADO AO DOS DEPUTADOS FEDERAIS!

Salário mínimo deve ser de R$ 674,96 em 2013

O senador Romero Jucá (PMDB-RR) entregou nesta segunda-feira (17) a versão final do relatório do Orçamento de 2013, com salário mínimo de R$ 674,96 para o ano que vem. A proposta original do governo era de aumento do mínimo de R$ 622 para R$ 670,95, mas o cálculo da inflação foi reajustado e o mínimo deve acompanhar. A votação do Orçamento de 2013 no plenário do Congresso está marcada para esta quarta-feira (19).

Nos últimos anos, houve dificuldade para aprovar o Orçamento, mas o texto sempre acabou sendo aprovado antes do recesso parlamentar. Se o Orçamento não for votado, o Congresso não pode entrar em recesso, no dia 22 de dezembro.

De acordo com Jucá, cálculo da inflação em 2012 foi reajustado e, por isso, houve o pequeno aumento no valor do mínimo. O reajuste representará um gasto adicional de R$ 1,360 bilhão, segundo o relator.

“Cumprimos a lei, com o reajuste da previsão da inflação. Por isso esse aumento do mínimo”, afirmou Jucá.

Romero Jucá afirmou ainda nesta segunda que “não foi possível” conceder reajuste maior para o Poder Judiciário do que os 5% propostos pelo Executivo. “Mantivemos o reajuste dos servidores públicos tanto do Judiciário, como do Legislativo e do Executivo em 5%. Tratando todos com equidade”, disse.
O reajuste é menor do que o reivindicado pelo Judiciário e já estava previsto no Orçamento de 2013 enviado pelo Executivo. Em setembro, o então presidente do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Britto, enviou projeto de lei ao Congresso solicitando ajuste de 7,12% em 2013.
Com o aumento de 5%, o salário de ministro do Supremo passará de R$ 26.737,13 para R$ 28.059,28. Pela proposta orçamentária enviada pelo Executivo e mantida por Jucá, o impacto dos reajustes de 5% para o Judiciário será R$ 964 milhões, em 2013.

Para os servidores do Legislativo será de R$ 285 milhões. Para servidores do Ministério Público da União, será de outros R$ 123 milhões. No total, a despesa com pessoal, somado Executivo, Legislativo e Judiciário, além do MPU, será de R$ 12,912 bilhões no ano que vem.

NOTICIAS DO ACRE!

Advogados terão direito a férias a partir do dia 20

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Acre encaminhou, ao Tribunal de Justiça (TJ/AC), uma solicitação para que os prazos processuais e audiências sejam suspensos no período de 20 de dezembro de 2012 a 20 de janeiro de 2013. O TJ acolheu o pedido e concedeu a suspensão. Os advogados terão 30 dias de descanso.

Florindo Poersch, presidente da OAB/AC explicou o motivo do pedido. “Pedimos a extensão dos prazos até o dia 20 porque os advogados, principalmente dos pequenos escritórios, trabalham sozinhos e não tem como tirar férias no fim do ano, pois sem publicações. O Tribunal de Justiça só volta aos trabalhos no final de janeiro e 90% dos juízes tiram férias nesse período. Pouca coisa é despachada durante esse tempo”.

Para o advogado, os profissionais que trabalham em pequenos escritórios serão os mais beneficiados. “É hipocresia não dar recesso e dizer que os advogados não têm direto a férias. Que prejuízos teriam as partes se o processo tramita em tanto tempo por conta de apenas 10 dias? O advogado precisa ter descanso, ele passa o ano inteiro trabalhando como qualquer outra pessoa. Não estamos beneficiando os grandes escritórios, mas aqueles profissionais que trabalham sozinho. Essa é a maior preocupação da OAB”.

Há um projeto de lei em tramitação no Congresso Nacional, que pede a suspensão de prazos, audiências e julgamentos de 20 de dezembro a 20 de janeiro de todos os anos. “Conseguimos o pedido em 2010 e em 2011 foi indeferido. A maioria dos tribunais do Brasil deferiu esse pedido. Há uma lei no Congresso Nacional que tramita em que irá regularizar essa situação. Isso não irá prejudicar nada. Medidas urgentes como pedido de liminar, mandado de segurança, habeas corpus, pena privativa de liberdade não serão interrompidas”, concluiu Florindo.

CHOQUE CULTURAL!

Choque de ordem falha no entorno do Mercado Adolpho Lisboa em Manaus

Em duas vias da região, camelôs comercializam frutas, verduras, peixes e cachaça da forma que querem, atrapalhando passagem de carros e pedestres

Com as calçadas ocupadas, vendedor monta banca de peixe na pista  e força pedestre a dividir espaço com os carros
Com as calçadas ocupadas, vendedor monta banca de peixe na pista e força pedestre a dividir espaço com os carros (Antonio Menezes )
Mesmo depois de várias operações da Prefeitura de Manaus para retirada de camelôs que vendem frutas, verduras e peixes, sem nenhuma higiene, no entorno do mercado municipal Adolpho Lisboa, no Centro, nada mudou. Dezenas deles continuam a se amontoar, principalmente, na rua Barão de São Domingos e travessa Tabelião Lessa, para vender alimentos de procedência incerta em carrinhos improvisados.
Eles praticamente interditam as vias, uma vez que, o espaço fica reduzido para a passagem de carros e pessoas. A calçada destinada ao pedestre desaparece e a população é literalmente obrigada a andar em meio aos carros. A confusão é generalizada e a ausência do poder público municipal é evidente e questionado por lojistas da área.
Os peixes, por exemplo, são tratados no próprio local sem nenhum cuidado. Os camelôs  usam apenas um balde de água para lavar o alimento. Entretanto, a água é negra e basta observar durante 20 minutos para ver que a água não é trocada enquanto os vendedores lavam dezenas de peixes no mesmo recipiente. Apesar de parecer impraticável, há vendedor que trata o peixe no próprio asfalto e o coloca a venda na calçada. Alguns deles usam compensado e ou papelões para expor os alimentos.
Frutas, verduras e legumes também são mantidos no chão, sobre caixotes ou em carros de mão. Eles vendem cenouras, tomates, bananas, tucumã, cheiro-verde e limão.
(A íntegra deste conteúdo está disponível para assinantes digitais ou na versão impressa).

REELEIÇÃO NA ALE-AM PARA PRESIDÊNCIA DA CASA!

Deputados contrários à 'PEC da Reeleição' na Assembleia se reúnem para marcar posição

Em 2009, quando a Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE/AM) estabeleceu mandato de apenas dois anos para a presidência da Casa, Ricardo Nicolau (PSD), atual presidente, apoiou o fim da reeleição; agora, ele é a favor da recondução

Deputados estaduais contrários a PEC da reeleição se reuniram na manhã desta segunda-feira (18)
Deputados estaduais contrários à 'PEC da Reeleição' se reuniram na manhã desta segunda-feira (17) (André Alves)
Os deputados estaduais contrários à proposta que muda a Constituição do Amazonas para garantir a reeleição do atual presidente do Legislativo Estadual, Ricardo Nicolau (PSD), se reuniram na manhã desta segunda-feira (17) para reafirmar o compromisso de votarem contra a alteração.
A edição desta segunda, de A CRÍTICA, que mostra a reação da sociedade diante da proposta, foi avaliada pelos parlamentares como amostra de que a população é contrária a Proposta de Emenda Constitucional que permite a recondução ao cargo do atual presidente.
"Nossa posição é de manter a atual regra porque não podemos mudar a Constituição para atender conveniências", disse o deputado estadual Vicente Lopes (PMDB). "É o entendimento da sociedade", afirmou o deputado Belarmino Lins (PMDB). "O bom senso falará mais alto. A eleição acontecerá com as regras atuais", disse Marco Antônio Chico Preto (PSD).
Estavam presentes na reunião, até às 9h30, os deputados Wanderley Dallas (PMDB), Adjuto Afonso (PP), Marcelo Ramos (PSB), Sinésio Campos (PT), Belarmino Lins, Chico Preto e Vicente Lopes. Todos se manifestam contra à "PEC da Reeleição". 
PosiçãoEm 2009, quando a Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE/AM) acabou com a reeleição e estabeleceu mandato de apenas dois anos para a presidência da Casa, o próprio deputado Ricardo Nicolau assinou a proposta e concordou com a mudança. Agora, após dois anos como presidente da Assembleia, Nicolau quer mudar a Constituição do Amazonas para ser reeleito. 

LEITE MATERNO MATA BEBÊ!

Criança de 21 dias morre asfixiada com o leite materno

Júlia deu de mamar para a filha durante a madrugada e a colocou no berço para dormir. Após alguns minutos ela constatou que o bebê estava sem respirar 

Vitória foi levada as pressas para o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do Galileia e chegou sem vida
Vitória foi levada as pressas para o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do Galileia e chegou sem vida (Clóvis Miranda)
Na madrugada desta segunda-feira (17), por volta das 5h, a dona de casa Julia Gaziela Caetano da Silva, de 22 anos, perdeu a filha de apenas 21 dias. A criança morreu asfixiada com o leite materno na Zona Norte de Manaus.
A pequena Vitória Graziela Caetano Maciel, que iria completar um mês de vida nos próximos dias, faleceu depois da mãe lhe dar o leite antes de dormir.
Segundo informações de policiais que registraram o caso, Júlia deu de mamar para a bebê durante a madrugada e a colocou no berço. Após alguns minutos a mãe foi ver como Vitória estava e percebeu que a menina estava roxa, sem respiração e se desesperou.
O fato aconteceu na casa da família localizada na passagem Airton Sena, no bairro Santa Etelvina, Zona Norte de Manaus.
Vitória foi levada as pressas para o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do Galileia e chegou sem vida.
O caso foi registrado no 6° Distrito Integrado de Polícia (DIP) e o corpo da menina foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) onde aguarda liberação da família para a realização do sepultamento.

RESULTADO PSICÓLOGICO DO CONCURSO DE GUARDAS MUNICIPAIS!

Resultado de etapa do concurso para Guarda Municipal de Manaus é divulgado

O resultado da avaliação psicológica do concurso público para Guarda Municipal em Manaus já está disponível no endereço eletrônico da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab)

O concurso disponibilizou 293 vagas
O concurso disponibilizou 293 vagas (Bruno Kelly)
O resultado da avaliação psicológica do concurso público para Guarda Municipal em Manaus já está disponível no endereço eletrônico da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab).
O resultado também pode ser conferido no Diário Oficial do Município (DOM) dessa segunda-feira (17). De acordo com o aviso nº 18/2012 publicado no DOM, os candidatos não mencionados na listagem abaixo, de acordo com o subitem 15.11 do Edital n.º 009/2012 – Prefeitura de Manaus, de 31 de julho de 2012, poderão requerer entrevista devolutiva no dia 18/12/2012 no horário compreendido entre 8h e 18h (horário local de Manaus), via formulário disponível no portal www.funcab.org devendo conter, obrigatoriamente o nome do candidato e o nome do candidato e o número de sua inscrição.

CASAMENTO NÃO É BRINQUEDO,COISA SÉRIA!

Número de divórcios no país cresce 45,6% em 2011

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou nesta segunda-feira (17) a pesquisa Estatística do Registro Civil 2011, o aumento no número de divórcios está relacionado a mudanças na legislação sobre o tema. 

Cresce o número de divórcio no Amazonas, aponta IBGE
(Reprodução )
 Em 2011, foram registrados no país 351.153 processos judiciais concedidos ou escrituras públicas de divórcio – um crescimento de 45,6% em relação a 2010.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou nesta segunda-feira (17) a pesquisa Estatística do Registro Civil 2011, o aumento no número de divórcios está relacionado a mudanças na legislação sobre o tema. Em 2011, ele se deve à aprovação da Emenda Constitucional nº 66, que deu nova redação ao parágrafo 6º do Artigo 226 da Constituição Federal.
Com a alteração, os prazos prévios para requerimento de divórcios foram suprimidos o que possibilitou, sem maiores requisitos burocráticos, a dissolução das uniões formais. Esse fator foi, na avaliação do IBGE, “primordial também para que, no cotidiano, o divórcio se tornasse, de vez, a forma efetiva de dissolução dos casamentos, sem etapas prévias necessárias”.  
Para o gerente da pesquisa, Cláudio Crespo, as alterações na lei foram fundamentais para o aumento expressivo no número de divórcios no país. “Com as mudanças, uma pessoa que casou na semana passada pode se divorciar hoje. Antes, isto era impossível.
Era necessário ter um ano de casado para solicitar um processo de separação ou dois anos para entrar com o divórcio direto. E a Lei suprimiu a necessidade de ter um processo de separação e todos os prazos foram eliminados”, disse.
Em entrevista à Agência Brasil, Crespo ressaltou ainda a retirada da exigência de um motivo específico para a concretização da separação. “Essa decisão, especificamente, elimina a perspectiva da atribuição de culpa para um dos requerentes. E esse foi um fator primordial para que a taxa de divórcio tivesse registrado essa elevação que teve em 2011.”
Para Crespo, 2011 foi um ano atípico: “Evidentemente que a cada mudança na legislação que torne mais rápido o processo, há um crescimento no número de divórcio porque ele se torna mais rápido e mais fácil. Mas, no ano passado, o número de divórcios foi um tanto quanto maior”.
Na avaliação de Crespo, mesmo que haja queda no número de divórcios dentro de alguns anos, o patamar continuará acima do estabelecidos em 2009, quando a taxa de divórcio era 1,4 para cada grupo de mil habitantes. Hoje, essa taxa chega a 2,6 divórcios para cada grupo de mil habitantes.    
As Estatísticas do Registro Civil são publicadas no país desde 1974. Os dados de separações e de divórcios ocorridos no país foram incorporados ao conjunto de temas em 1984.



A POLÍCIA NO COMBATE AO TRÁFICO DE DROGAS!

Operação 'Maia' é deflagrada na Zona Norte de Manaus

A operação conta com apoio do canil da Polícia Militar e foi deflagrada às 6h nos bairros da Cidade de Deus, Novo Aleixo, Alfredo Nascimento e Nossa Senhora de Fátima

A operação da Polícia Civil teve o apoio da PM
A operação da Polícia Civil teve o apoio da PM (Divulgação Polícia Civil)
Aproximadamente 100 policiais civis e militares realizam nesta terça-feira (18) uma operação na Zona Norte da capital amazonense em cumprimento a 15 mandados de busca e apreensão por tráfico de drogas.
De acordo com o delegado titular João Neto, da 2ª Seccional Norte, os mandados foram solicitados depois de dois meses de investigações, após várias denúncias anônimas da sociedade.
A operação conta com apoio do canil da Polícia Militar e foi deflagrada às 6h nos bairros da Cidade Nova, Cidade de Deus, Novo Aleixo, Alfredo Nascimento e Nossa Senhora de Fátima.
O objetivo da operação é fazer um levantamento e reconhecimento dos principais pontos de venda de drogas na Zona Norte da cidade. Welton Negrão Arvellos, 32, foi preso com 4 porções de maconha, totalizando cerca de 17 gramas do entorpecente, 500g de gesso, uma balança de precisão e um celular. O suspeito foi autuado por tráfico de drogas e posse de apetrechos para a fabricação de entorpecentes. O mesmo será encaminhado a cadeia pública.

VIOLÊNCIA É PRATICA CONSTANTE!

Corpo encontrado dentro de saco em matagal é de engenheiro desaparecido há 20 dias

Através de dois exames realizados pelo Instituto Médico Legal (IML), conhecidos como odontograma legal e laudo antropológico, ficou constatado que o corpo encontrado em estágio avançado de putrefação, dentro de um saco, com uma das pernas para fora, é de Ken Wheeler

Ken Wheeler da Silva Araújo
Ken Wheeler da Silva Araújo (Arquivo família)
O corpo encontrado na última quinta-feira (13) em um matagal localizado na rua Amazonas, bairro Grande Vitória, Zona Leste de Manaus, é do engenheiro da Petrobras Ken Wheeler da Silva Araújo, de 47 anos, desaparecido desde o último dia 28 de novembro depois que saiu de uma academia. Desde lá estava desaparecido.
Através de dois exames realizados pelo Instituto Médico Legal (IML), conhecidos como odontograma legal e laudo antropológico, foi constatado que o corpo encontrado em estágio avançado de putrefação, dentro de um saco, com uma das pernas para fora, é de Ken Wheeler.
Em se tratando de corpos em estado avançado de putrefação, esqueletização e carbonização, os processos de identificação são realizados pelo IML por meio do exame de odontograma legal, que é um inventário da arcada dentária.
Comparado com exames odontológicos realizados pelo engenheiro enquanto estava vivo, confirmou-se com 99% de certeza que o corpo examinado é o de Ken Wheeler. Ele usava aparelho ortodôntico na parte superior e inferior dos dentes.
O exame antropológico, que é feito com a medição dos ossos, caixa craniana, coluna vertebral, identificam com precisão a idade da pessoa, sexo, altura, cor da pele e causa da morte.
Exames que foram entregues pela família do engenheiro, além de coletas de material genético para o exame de DNA, auxiliaram durante os processos de identificação. O corpo possui uma marca de tiro na cabeça, possivelmente causando um traumatismo craniano.
Sumiço
Ken Wheeler da Silva Araújo saiu de casa para fazer fisioterapia na Academia Cagin, localizado na rua Valério Botelho de Andrade, bairro São Francisco, Zona Sul. Os funcionários o viram deixando o local em seu carro, um Honda Fit, de cor Preta e placas NOL 7036. Natural de Belo Horizonte, Ken trabalhava como engenheiro há 20 anos na Petrobras.
No mesmo dia do seu desaparecimento, Ken compartilhou na sua página pessoal do Facebook um vídeo que fala sobre esperança, mesmo sentimento que levou familiares a realizar ações nas redes sociais para auxiliar na divulgação do desaparecimento, na expectativa de que alguém pudesse ter alguma informação sobre o paradeiro do engenheiro.
Até o encontro do corpo, na Zona Leste, nenhuma pista que pudesse levar ao paradeiro do engenheiro foi registrada pela polícia, que investigava o caso. De acordo com pessoas que conviviam com o engenheiro, Ken não tinha inimigos e se relacionava bem com os colegas de trabalho.