Translate

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

O INGLÊS VOLTA DO COMA FALANDO GALÊS!

Aposentado sofre derrame e acorda falando galês


Reprodução / The Telegraph O aposentado Alun Morgan, de 81 anos, esqueceu sua língua nativa e passou a falar galês fluentemente
Há 70 anos, o aposentado Alun Morgan, de 81 anos, foi evacuado ao País de Gales durante a Segunda Guerra Mundial. Durante sua estadia por lá, nunca conseguiu aprender a língua local. Mas, após sofrer um acidente vascular cerebral, popularmente conhecido como derrame, ele começou a falar galês fluentemente.
Morgan sempre viveu na Inglaterra, logo o inglês era a sua língua nativa. O derrame, que o deixou inconsciente por três semanas, o fez "trocar as bolas": ao invés do inglês ele se comunicava  por galês.
Comer tomates reduz risco de AVC
Segundo informações do jornal The Telegraph, o aposentado teve uma afasia — perda da linguagem decorrente de lesão cerebral que, na maior parte das vezes, prejudica a área do cérebro responsável por controlar a fala e a formação de palavras.
Brasileiros desconhecem causa de AVC
Morgan vive com sua esposa Yvonne e pretende voltar a aprender o inglês novamente.
—Aos poucos as palavras estão voltando, mas não é fácil.

TUDO DE MAIS,TEM SUAS CONSEQUÊNCIA!

Tunisiano morre depois de comer 28 ovos crus


Zaphod (sob licença Creative Commons) Dá pra engolir uma coisa dessas?
Um tunisiano morreu depois de comer 28 ovos crus — cruz-credo! — tentando vencer uma aposta com seus amigos. 
O tunisiano, de 20 anos de idade, se chamava Dhaou Fatnassi e morava na região central da cidade de  Kairouan. 
Barbie humana bobeia e mostra mais do que deve
Seus amigos apostaram que ele não era capaz de comer uma dúzia de ovos crus em uma só sentada e  Dhaou quis provar que eles estavam errados. 
Provando que, às vezes, quem está certo na verdade está errado, ele mandou para dentro 28 avos crus, um atrás do outro e, nisso, ganhou uma quantidade de dinheiro que não vai poder gastar nunca. 
Periguetes bêbadas dão show na ceia de Natal!
Logo depois da comilança desenfreada, Dhaou começou a reclamar de dores abdominais e pediu para ser levado a um hospital, mas, quando isso aconteceu, ele foi pronunciado morto assim que deu entrada.  

O JAPONÊS MAIS VELHO DO MUNDO!

Homem mais velho do mundo bate novo recorde no Guiness


EFE Kimura bateu recorde após a morte da americana Dina Manfredini, em 16 de dezembro
O japonês Jiroemon Kimura transformou-se nesta sexta-feira no homem mais velho do mundo, ao completar 115 anos e 253 dias. Seu recorde foi reconhecido pelo livro Guiness World Records.
O recorde anterior pertencia ao dinamarquês Christian Mortensen, que morreu em 1998 aos 115 anos e 252 dias. Segundo o Guinness, a pessoa que mais tempo viveu é a francesa Jeanne Louise Calment, que faleceu em 1997 aos 122 anos e 164 dias.
No último dia 16 de dezembro, Kimura se transformou na pessoa mais velha do mundo após a morte da americana Dina Manfredini, também de 115 anos.
Leia mais notícias de Internacional no R7
Kimura, que já era tido como o homem mais velho do mundo desde abril de 2011, nasceu no dia 19 de abril de 1897, na antiga província de Tango, atual província de Kioto, e trabalhou até os 100 anos de idade.
Embora esteja hospitalizado desde o último 15 de dezembro por causa de seu delicado estado de saúde, ele evoluiu favoravelmente desde então e segue lúcido. O ancião japonês tem sete filhos, cinco deles ainda vivos, 14 netos, 25 bisnetos e 13 tataranetos, dois deles nascidos neste ano.

DESCOBERTA CIÊNTÍFICA!

Identificadas moléculas que protegem órgãos contra danos causados pela anestesia

Estudo indica que geração da molécula fora das células pode ajudar a proteger pulmões, intestino e coração


Cientistas da University of Colorado School of Medicine, nos EUA, descobriram um grupo de moléculas que protege os órgãos contra danos causados pela anestesia.
A anestesia é bastante segura nos dias de hoje. Mas, às vezes colocar um paciente sob a sedação para corrigir um problema, como danos ao coração, pode prejudicar um órgão diferente, como um rim.
"Esta é uma descoberta promissora. Isso sugere uma nova maneira de promover a cura", afirma o líder da pesquisa Holger Eltzschig.
Em um artigo publicado no New England Journal of Medicine, Eltzschig e seus colegas relataram a descoberta de um grupo de moléculas chamadas purinas. Purinas são blocos de construção moleculares básicos do corpo, que ajudam a produzir DNA e RNA e ajudam, a curto prazo, no armazenamento de energia. Uma variedade de purina é chamada de adenosina.
Os investigadores determinaram que a geração de adenosina fora das células pode ajudar a proteger os órgãos contra danos. E eles notaram ainda que a ativação de receptores de adenosina sobre os pulmões, o intestino, ou o coração pode ajudar a proteger esses órgãos.
Eltzschig e seus colegas olharam para os processos químicos de adenosina e processos relacionados com o câncer, lesão pulmonar, inflamação intestinal e da função plaquetária, entre outros.
De acordo com os pesquisadores, para os pacientes que podem vir a passar por cirurgias com anestesia, os resultados são uma boa notícia. "Os desenvolvimentos crescentes nesta arena vão abrir vários novos caminhos para o tratamento", afirmam os pesquisadores.

ACONTECIMENTOS EM 2012 RESUMO!

Retrospectiva 2012: tinha tudo para ser o apocalipse

Tempestades, cheia recorde na Amazônia, incêndios, disputa política, a descoberta de fraudes em concurso público marcaram o ano do ‘fim do mundo’; confira as principais notícias que foram manchete durante os últimos meses

Retrospectiva 2012
Incêndios, mortes, eleições, cheia recorde e cultura na retrospectiva 2012 (A Critica)
O apocalipse supostamente previsto pelo calendário Maia não ocorreu em 2012, mas a natureza protagonizou momentos de revolta. As notícias retrataram uma enchente recorde nos rios da Amazônia, uma vazante severa, o poder destruidor do fogo, dos ventos e das chuvas. Flagras registrados por pessoas comuns e campanhas em prol de homens e animais desaparecidos ganharam força graças a ajuda da internet.
Em 2012, estamparam as manchetes dos jornais: a briga política durante as eleições; a farra de presos que postavam fotos de festas em presídio do Amazonas; a divulgação de vídeos com cenas de nudez e lesbianismo ao som de funk, em plena avenida de Manaus; o vazamento de informações durante uma operação contra a exploração sexual, feita pela polícia civil; a morte de quase 20 pessoas na praia da Ponta Negra; entre outras notícias.
Boi-bumbá no Carnaval
O ano começou ao som de boi-bumbá. Em pleno período pré-carnavalesco, um grande espetáculo foi montado para a gravação ao vivo do CD e DVD “Tradição”.
O Boi-bumbá Garantido reuniu mais de 800 artistas no Bumbódromo de Parintins (distante 325 quilômetros de Manaus) para gravação. A filmagem foi realizada pela TV A Crítica.
Viaturas destruídas
O programa Ronda no Bairro foi lançado em Manaus, entre os meses de fevereiro a dezembro. Os índices de criminalidade diminuíram após o policiamento ostensivo realizado em todas as zonas da capital amazonense. Pouco antes da implantação, em janeiro, novas viaturas da polícia se envolveram em acidentes. Sete delas foram destruídas em menos de 48h, em Manaus.  
Detentos no facebook
Em março, detentos da Unidade Prisional do Puraquequara, em Manaus, fizeram festa e postaram fotos na rede social Facebook. A publicação causou o afastamento do então diretor Oton Bittar. As fotos feitas de dentro da unidade mostram as regalias concedidas aos presos, alguns de alta periculosidade.
Estudantes seminus
As greves levaram alunos da Universidade do Amazonas (Ufam) a se afastarem das salas de aula. Em uma das manifestações alunos chegaram a protestar seminus.
Cemitério de coletivos
Imagens exclusivas do RCCOP denunciam a existência de um 'Cemitério de Ônibus' ao lado de uma reserva ambiental no Amazonas. Uma área em meio a floresta era usada como estacionamento de coletivos antigos, alguns deles com mais de 12 anos. Carcaças de mais de cem veículos estavam abandonadas. 
Cultura popular
Com o tema “Viva a Cultura Popular” o Boi Caprichoso foi o campeão do 47º Festival Folclórico de Parintins (a 325 quilômetros de Manaus).
Durante a apuração das notas dos três dias do evento o Diamante Negro somou 1.258,9 e foi superior ao “contrário” Garantido, que apresentou na arena a temática “Tradição” e atingiu 1.257,1 (diferença de 1,8 ponto).
Enchente e vazante
A enchente dos rios amazônicos ocasionou a alagação de ruas, interferiu no comércio e causou prejuízos econômicos.
As imagens registradas durante o primeiro semestre do ano mostram municípios invadidos pela água. Em Manaus, parte do Centro chegou a ser interditada.
Após a cheia, a vazante castigou ribeirinhos. Em outubro, moradores de comunidade rural de Manacapuru precisavam caminhar durante quase meia hora para pegar água na margem do rio. Nas escolas, devido o calor e a dificuldade de alcançar a margem do rio, os alunos (crianças e adolescentes) eram orientados a levar suas próprias garrafas de água para evitar a desidratação.  
Quinteto fantástico
O delegado-geral da Polícia Civil, Mário César Nunes, recomendou, sem respaldo legal, a nomeação de cinco candidatos reprovados no concurso para delegado realizado em 2009, entre eles, o próprio filho, Caio César Medeiros Nunes. Além do filho, Mário César nomeou o irmão de um desembargador, a prima de um deputado federal, uma assessora e o atual secretário-executivo de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública, Thomaz Vasconcellos Dias. A polêmica envolvendo o grupo que ficou conhecido como o “Quinteto Fantástico”.
Rede de prostituição
Uma rede de prostituição identificada como  grupo "Fênix" recrutou adolescentes e crianças no município de Iranduba (a 25 quilômetros de Manaus) para trabalhar em  prostíbulos da capital amazonense. Em 40 dias, oito casos foram registrados na 31ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP). Segundo uma das vítimas, a adolescente era constantemente seduzida com oferta de emprego em "casa de família" durante os cultos no interior do Amazonas.
Eleições
O ano foi marcado pela disputa política. Os novos vereadores e prefeitos foram eleitos. Em Manaus, o pleito foi marcado por um episódio envolvendo a candidata Vanessa Grazziotin (PCdoB). Ela foi supostamente atingida por um ovo, ou cuspe, durante um debate em Manaus. 
No segundo turno, o ex-senador e diplomata Artur Virgílio Neto (PSDB) foi eleito prefeito de Manaus com 65,95% dos votos válidos, o equivalente a 603.483 votos. Ele superou em 31,90 pontos percentuais a segunda colocada no pleito, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB). Em números reais, o tucano teve 291.876 votos a mais que a comunista. Vanessa totalizou nas urnas 34,05% dos votos válidos, ou, 311.607 votos. A vitória tucana confirmou nas urnas o que as últimas pesquisas eleitorais apontaram dias antes do pleito.
Poço quebrado após pleito
Pouco após perder as eleições, candidato é acusado de mandar quebrar poço artesiano construído para população.  Moradores afirmam que utilizavam água do poço há mais de duas décadas e que há alguns anos existia no local uma placa de identificação da Prefeitura de Manaus, que teria construído a benfeitoria no terreno cedido pelo candidato.
Morte na igreja
Um padre passou mal e morreu enquanto celebrava missa em Manaus. De acordo com informações do padre Reneu, da mesma paróquia, Rossini passou mal durante a celebração de missa, foi socorrido, mas não resistiu.
Strip-tease em via pública
Em novembro, foram divulgados vídeos que mostram mulheres – supostamente menores –, tirando a roupa e exibindo, no meio da rua, partes íntimas, em cima de um veículo, enquanto são assediadas e filmadas por homens e mulheres; elas também protagonizaram cenas de lesbianismo.
Drogas no sutiã
Polícia prende mulher no aeroporto Internacional Eduardo Gomes com cocaína no corpo. A droga escondida no corpo da passageira Cláudia Santos foi avaliada em R$ 8 mil. Cláudia Santos disse que era a primeira vez que transportava a droga para vender em Manaus.
Apreensões em presídios
Em 2012, drogas, celulares e objetos inusitados foram encontrados durante revistas em penitenciárias do Amazonas. Várias pessoas foram presas tentando levar encomendas escondidas em objetos e partes íntimas. Durante os flagrantes nos presídios foram encontrados produtos como uísque, celulares, armas e drogas.        
Religião e educação
A discussão sobre a liberdade e intolerância religiosa veio à tona após alunos evangélicos se recusarem a fazer trabalho sobre a cultura afro-brasileira em escola de Manaus. Eles alegaram que os 'princípios religiosos' não permitiam que fizessem um o trabalho que faz apologia ao 'satanismo e ao homossexualismo'.
Incêndio destrói casas
Centenas de famílias ficaram desabrigadas depois de um incêndio que destruiu casas na comunidade conhecida como 'Artur Bernardes', entre os bairros São Geraldo e São Jorge, na Zona Oeste de Manaus. Moradores dizem que durante o incêndio, que ocorreu em novembro, faltou água em carros do Corpo de Bombeiros.
Muitos tentaram salvar pertences atravessando um igarapé que circunda a área. Um cordão humano foi feito pelos moradores, que passavam, de mão em mão, geladeiras, colchões e até guarda-roupas. Dezenas de motoristas que passaram pelo local pararam para ajudar as vítimas do incêndio. 
Cães e jacarés
Os animais também viraram notícia em 2012. O sumiço de uma cadela de um voo da TAM fez uma família mobilizar uma campanha em prol da cadela Carmina, que desapareceu no aeroporto de Manaus. A discussão sobre a saúde e bem-estar dos animais chegou a Assembleia Legislativa do Amazonas. A criação de um hospital público para animais fez veterinários e políticos divergirem.  
Em junho, populares capturaram um jacaré de 4m ferido, posaram para fotos e abandonaram o animal sem assistência, no interior do Amazonas. O réptil tinha um ferimento grave na cabeça, que alguns acreditam que tenha sido causado por uma bala.
Chuva,vento e destruição
O fim de outubro foi marcado por um temporal que atingiu Manaus na noite de terça-feira (30).
Dezenas de casas foram destelhadas, árvores ficaram dias caídas nas ruas, placas foram retorcidas, veículos foram destruídos e a maior parte da cidade ficou sem energia elétrica. Informações do Sipam dão conta que os ventos chegaram a até 85km/h
Mortes Ponta Negra
A praia de R$ 12 milhões já foi cenário de 16 mortes por afogamento. Familiares responsabilizam a Prefeitura de Manaus por mortes em série na Praia Perene da Ponta Negra. O índice de 16 mortes em apenas três meses na praia chocou a cidade, provocou a preocupação de especialistas e levou o Ministério Público Estadual/AM a pedir interdição da área enquanto a Prefeitura não efetuar reparos para garantir a segurança e a balneabilidade do local.
O alto número de óbitos em um período tão curto chamou atenção da população, mas a Prefeitura Municipal defendeu-se dizendo que os banhistas estavam bêbados. Parentes das vítimas negaram esta situação, com base em laudos dos IML. Vistoria realizada pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) em novembro atestou que a área aterrada é inadequada para uso e apontou a existência de "buracos" em alguns trechos do praia perene.
Estocolmo
No fim do ano, a Polícia Civil deflagrou em Manaus a Operação Estocolmo para prender integrantes de uma suposta rede de exploração sexual infanto-juvenil. De acordo com o delegado geral de Polícia Civil, Josué Rocha, as investigações correm em segredo de Justiça.
Um total de 198 policiais civis participam da operação.Um dos mandados de busca e apreensão ocorreu no apartamento do cônsul da Holanda, Vitório Nyenhuis, no condomínio Riviera da Ponta Negra, no bairro Ponta Negra, na Zona Oeste de Manaus, onde algumas mídias foram apreendidas e serão encaminhadas para a perícia técnica.
Luta yanomami
Em 2012, uma nova tragédia humana e social ameaça a vida dos yanomami, considerado um dos povos indígenas cuja cultura, cosmologia e costumes estão entre os mais preservados do Brasil: o risco de que 80% de seu território sejam destinados às grandes empresas de mineração. Tudo legítimo, autorizado pelo Governo Federal. A TI Yanomami é o território indígena com mais pedido de processos minerários do Brasil.
Antes de ser um fato consumado, os yanomami já manifestaram ser contrários à regulamentação, que está prevista na Constituição Federal de 1988, mas cuja aprovação é mais complexa do que querem acreditar os parlamentares.
Reality na Amazônia
O primeiro reality show da TV amazonense foi ao ar na TV A Crítica no mês de dezembro. O Peladão a Bordo, que foi gravado dentro de um iate, em pleno rio Negro, deu ao título de "rainha" a uma das candidatas vigiadas 24 horas por dia pelas lentes de 16 câmeras.

MELHORIAS NA LOGISTICA DO DISTRITO INDUSTRIAL!

Convênio garante reestruturação do Distrito Industrial

A ação, integrada com os governos Federal e Estadual, resultará na implantação de anéis viários para melhoria logística do PIM, escoamento de veículos pesados do Centro e a integração dos distritos I e II a essa nova logística de escoamento

Situação é comum nas fábricas do Distrito mas atinge todos os segmentos da economia. Empresas montam estratégias para identificar os que agem de má fé
Distrito Industrial (Evandro Seixas )
A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) assinaram nesta sexta-feira (28) um convênio no valor de R$ 104,5 milhões que consolida a reformulação do sistema de transporte e logística do Polo Industrial de Manaus (PIM) e seu impacto na área urbana da cidade.
A ação, integrada com o Governo Federal e o Governo do Estado, será executada em duas partes distintas e simultâneas. A primeira parte, orçada em R$ 328 milhões, resultará em dois anéis viários: o  Sul, que vai duplicar  8,3 quilômetros da estrada do Tarumã, na zona oeste de Manaus, e da avenida Santos Dumond até a avenida Torquato Tapajós; e o Leste, entre a Reserva Adolpho Ducke e a Bola do Distrito Industrial II. Estes anéis permitirão a interligação do Aeroporto Eduardo Gomes com o Distrito Industrial e os portos da região, em 30 quilômetros de intervenções viárias que vão permitir, além de uma melhor logística para o PIM, a retirada do fluxo de veículos pesados de carga das ruas centrais da cidade.
A segunda parte, fruto do convênio assinado nesta sexta, integra o Distrito I, e outras três ruas (Aninga, Miri-Miri e Tento) do Distrito II, a essa nova lógica de escoamento.  Do valor total do convênio, R$ 86,5 milhões serão usados na revitalização da área pioneira do Distrito, o chamado Distrito I, e R$ 18 milhões na área de expansão, o Distrito II. “Se tudo der certo, esperamos estar com contrato assinado e máquinas na rua a partir de março”, disse a secretária da Seinfra, Waldívia Alencar.
O convênio prevê repasse de R$ 94 milhões por parte da Suframa e R$ 10,5 milhões como contrapartida do Governo do Amazonas. A previsão é revitalizar 36 ruas, sendo 33 da área pioneira e três da expansão. “É uma obra estruturante, com previsão de dois anos e que tem, como principais consequências, o aumento da oferta de áreas para novas empresas interessadas em se instalar na Zona Franca, e – aliando este convênio à construção dos anéis viários Sul e Leste – uma nova logística para o Polo Industrial, que vai aliviar o trânsito de Manaus”, comentou o superintendente da Suframa, Thomaz Nogueira.
Ao todo, serão recuperados 56 quilômetros de vias no Distrito I, com aplicação de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) no pavimento flexível e recuperação de todo o sistema de pavimento rígido e drenagem, bem como novos abrigos de pontos de ônibus e sinalização. No Distrito II serão trabalhados as ruas Aninga (2,6 km), Miri Miri (4,5 km) e Tento (2,1 km), com a construção das vias de 12 metros de largura, sendo 3,5 metros para cada mão de direção e mais 2,5 metros para acostamento e drenagem, também com toda a estrutura de sinalização. “Nossos técnicos agora vão sentar com o pessoal da Seinfra para estabelecer um cronograma das obras, priorizando as áreas hoje em situação mais crítica. No entanto, também contamos com o apoio do governo para que essas áreas críticas possam receber uma ação emergencial, a exemplo do que foi feito em maio último”, disse Nogueira.

O DESVIU DE ÁGUA CRESCE EM MANAUS!

Os famosos ‘Gatos’ de água crescem 3,7% em Manaus

Segundo a concessionária Manaus Ambiental, até novembro foram identificadas e desfeitas 35.850 ligações clandestinas na capital

De acordo com a Manaus Ambiental, onde existe fraude o desperdício é maior
De acordo com a Manaus Ambiental, onde existe fraude o desperdício é maior (Evandro Seixas - 25/mar/2010 )
O número de ligações clandestinas, os chamados gatos, registradas na rede de abastecimento de água de Manaus aumentou 3,7% este ano, em relação ao passado. Dados da concessionária dos serviços de água e esgoto, a Manaus Ambiental, revelam que até novembro foram registrados e desfeitos 35.850 gatos.
No ano passado, foram 34.569 casos de irregularidades na capital. Com o quantitativo do mês de dezembro, que deverá ser fechado, o porcentual será ainda maior.
Apesar de não identificar os bairros “campeões” em gatos, a empresa destaca que as fraudes ocorrem em toda a cidade com elevada incidência nas zonas Leste, Norte e no Centro.
Até o início deste ano, as ligações clandestinas na rede de água eram suficientes para abastecer uma cidade com 3 milhões de habitantes, segundo a concessionária, que na ocasião era a Águas do Amazonas. Segundo a empresa, o número de fraudes no sistema corresponde a mais da metade da produção anual de água, de 200 bilhões de litros, em média.
Para a concessionária, a produção corresponde ao dobro da quantidade necessária para abastecer a cidade, mas os furtos atingem 57% da água produzida anualmente, com aproximadamente 90 mil ligações irregulares ou com suspeita de fraude e furto.
Segundo a concessionária, as fraudes e furtos são as principais causas do desequilíbrio do sistema e por fazer com a água não chegue a todas as casas e bairros de Manaus, mesmo havendo rede disponível em quase toda a cidade.
Rede
Manaus tem uma rede de abastecimento de água de mais de 3,5 mil quilômetros, suficiente para ligar a capital a Porto Alegre. A rede atende a mais de 425 mil casas, ou 96% das residências da cidade. Em contrapartida, os gatos  desperdiçam metade da produção. Isso porque as residências que possuem fraudes ou furtam água consomem quatro vezes mais água do que o apropriado, segundo estima a concessionária.
Agressões a funcionários são obstáculo
Além do crime de furto, os gatos também revelam crimes de agressão a funcionários que tentam desfazer as fraudes. Segundo a Manaus Ambiental, funcionários são ameaçados por pessoas que tentam evitar a fiscalização. Em alguns casos há necessidade de acionar a polícia para garantir a integridade física dos funcionários. O apoio policial também é acionado para que os funcionários tenham ter acesso às áreas consideradas de risco, tais como becos, vielas e áreas de invasão.
Até o ano passado, a concessionária Águas do Amazonas investiu pouco mais de R$ 700 milhões na expansão das redes de água e de esgoto. O valor foi investido ao longo de dez anos, período que a empresa deteve a concessão do serviço.

PM FICALIZAÇÃO NO TRÁFEGO NA PONTE RIO NEGRO!

PM fiscalizará tráfego na Ponte Manaus Iranduba e na barreira Manaus-Itacoatiara

O objetivo das fiscalizações é garantir a segurança das pessoas que circularem pelas vias, conforme o comandante do Batalhão de Trânsito da PM, Major Regilson Auzier

Com a facilidade da Ponte Rio Negro, o Amazonense pode curtir o feriadão em municípios como Iranduba, Manacapuru e Novo Airão
Fiscalização vai também verificar o trânsito na ponte rio Negro (Luiz Vasconcelos)
A partir desta sexta-feira (28) inspeções serão realizadas em todos os veículos que trafegarem pela barreira Manaus-Itacoatiara e na travessia da Ponte sobre o rio Negro. A fiscalização será realizada por policiais militares do Batalhão de Trânsito.
O objetivo das fiscalizações é garantir a segurança das pessoas que circularem pelas vias, conforme o comandante do Batalhão de Trânsito da PM, major Regilson Auzier.
Ainda de acordo com o major Auzier, serão conferidos apenas a presença e regularidade da documentação dos veículos, se os condutores são habilitados, e a tradicional revista à procura de drogas e armas e de bebidas alcoólicas. Segundo o major, a inspeção evitará qualquer constrangimento.
Viaturas do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar e redutores de velocidade estarão presentes nas duas áreas de revista.

A BIBLIA FICA INTACTA NO INCÊNDIO!

Em Manaus, bíblia fica intacta após incêndio em carro

O motorista do carro, um universitário que não quis se identificar, agradeceu a ação rápida dos bombeiros

o Corpo de Bombeiros foi acionado e conseguiu conter o fogo do veículo, modelo Gol, de cor verde, placas JWK-3206
o Corpo de Bombeiros foi acionado e conseguiu conter o fogo do veículo, modelo Gol, de cor verde, placas JWK-3206 (Luana Dávila)
Um carro pega fogo na Avenida Constantino Nery, sentindo bairro-centro, próximo da Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro), bairro Chapada, Zona Centro-Sul, na manhã desta sexta-feira (28).
A parte dianteira do veículo pegou fogo. Uma bíblia, que estava no painel do carro, foi o único objeto que não queimou.
O Corpo de Bombeiros foi acionado e conseguiu conter o fogo do veículo, modelo Gol, de cor verde, placas JWK-3206 ainda na manhã desta sexta.
O motorista do carro, um universitário que não quis se identificar, agradeceu a ação rápida dos bombeiros que conseguiram evitar a perda total do veículo.
O motivo das chamas foi atribuído a falta de água no radiador, o motorista afirmou que colocou água antes de sair de casa e acredita que o incêndio pode ter acontecido por um vazamento na mangueira do veículo. O carro já foi retirado do local.

COMA REDUÇÃO DE SECRETÁRIAS, NÃO VAI COMPROMETER OS SERVIÇOS NA PREFEITURA DIZ ARTUR.

Redução de secretarias não comprometerá serviço público, afirma Artur Virgílio

Com a medida, está prevista uma economia da R$ 35 milhões ao município, recurso que poderá ser aplicado, por exemplo, na construção de creches na capital, conforme o tucano

Artur visita Rede Calderaro de Comunicação
Artur visita Rede Calderaro de Comunicação (Odair Leal)
A quatro dias da posse, o prefeito eleito de Manaus, Artur Virgílio Neto (PSDB), diz que a centralização dos serviços em um número reduzido de secretarias na capital não afetará o cumprimento das atividades. Com a medida, está prevista uma economia da R$ 35 milhões ao município, recurso que poderá ser aplicado, por exemplo, na construção de creches, conforme o tucano. As secretarias extintas “não farão falta”, assegurou Artur. O comentário foi feito durante visita, na tarde desta sexta-feira (28/12), à Rede Calderaro de Comunicação (RCC).
Na noite desta sexta, Artur se reunirá com quatro dos 17 futuros secretários para traçar estratégias e definir ações a serem executadas nos cem primeiros dias de sua gestão. 
Durante a tarde, o tucano explicou o comentário feito por ele, durante a divulgação do seu secretariado, de que não tinha compromisso com partidos políticos, e afirmou que a escolha de nomes de membros de siglas que o apoiaram no segundo turno das eleições – a exemplo do PSB, PR, PPS e DEM -, considerou critérios estabelecidos por ele. “Eu não quero discriminar quem é filiado a partido, até porque, minha vida inteira fui filiado a partido”, disse.
“Não consultei o PR para nomear o Humberto Michiles (escolhido para a Secretaria Municipal de Governo), consultei ele e não tenho nenhuma obrigação de nomear outra pessoa do PR. A nomeação foi feita por um critério meu e a responsabilidade é minha”, completou.
De acordo com o prefeito, o próprio PSDB, ao qual ele é filiado, terá uma participação pequena no seu secretariado. Ele citou como exemplo de membro da sigla sua esposa, Goreth Garcia, a qual assumirá a Secretaria de Assistência Social sem remuneração.
Sobre a escolha de Ulisses Tapajós para Finanças e Planejamento, ele explicou que o futuro secretário demonstrou resistência e que foi preciso um trabalho de convencimento. Já Katia Schweickardt (Meio Ambiente e Sustentabilidade) foi uma indicação do escolhido por Artur, mas que recusou o cargo: o professor Néliton Marques.
As 100 pessoas selecionadas via e-mail, “muitas eu não conhece, e faremos uma solenidade para apresentá-las à sociedade. Elas serão encaminhadas às secretarias considerando a aptidão de cada uma”.
A respeito da redução de quase mil comissionados, restando cerca de 1,5 mil, ele esclareceu que profissionais essenciais para o funcionamento de secretarias como a de Saúde e Educação – a exemplo dos professores contratados em regime de RDAs (Regime de Direito Administrativo) serão mantidos e, outros servidores, como garis com idade mais avançada, também não serão desligados do serviço público. “Seria uma maldade”.
 Artur assegura que a atual gestão manteve 30% a mais de cargos comissionados que o necessário. A redução faz parte de uma estratégia para enxugar a máquina, aumentando em cerca de R$ 200 milhões a capacidade de investimentos da Prefeitura de Manaus no próximo ano.
Sobre a escolha do engenheiro Pedro da Costa Carvalho para coordenar ao mesmo tempo o trânsito e o transporte na cidade, diferente da atual administração, Artur diz que é apenas uma experiência. “Se não der, vamos procurar alguém para o trânsito, e manter o doutor Pedro Carvalho no transporte”, garantiu.