Translate

sábado, 8 de dezembro de 2012

VIOLÊNCIA É UMA PESTE NEGRA!

Moradores do interior do Amazonas mobilizam-se contra violência

Os moradores mobilizam-se através de audiências públicas e manifestações para pedir mais segurança.

Moradores cobraram do governo política mais efetiva setor de segurança pública
Moradores cobraram do governo política mais efetiva setor de segurança pública (Ruth Jucá/Divulgação)
Moradores do município de Barcelos (a 369 quilômetros de Manaus) e do distrito de Cacau-Pirêra (localizado em Iranduba – a 25 quilômetros da capital amazonense) estão manifestando a sua insatisfação em relação à segurança pública. O aumento no número da violência assusta a população, que pede ajuda das autoridades.
No distrito de Cacau-Pirêra, os moradores estão mobilizando, desde o mês de novembro, audiências públicas com a participação de autoridades e comunitários, para que sejam levantadas questões para solucionar o problema da violência.
A última reunião foi realizada no dia 11 de novembro, o que lhes rendeu um contêiner, onde funciona um posto policial.  “Precisamos de mais fiscalização na Ponte e contato próximo com a polícia. Seria necessário mais uma viatura e duas motos”, afirmou Leonardo Medeiros, presidente da Associação de Moradores do Distrito de Cacau-Pirêra. A próxima audiência está marcada para a próxima terça-feira (11).
Assaltos frequentes
Mesmo com as audiências públicas, os crimes estão acontecendo. O último registrado aconteceu na madrugada dessa sexta-feira (07). Cinco homens armados e com coletes à prova de balas invadiram uma casa na Rua do Comércio e conseguiram levar um total de R$ 9 mil, entre dinheiro e joias. A família e mais dois rapazes que passavam na rua, no momento do crime, foram feitos reféns. Todos os suspeitos continuam foragidos.
De acordo com Leonardo, os assaltos e outros crimes estão cada vez mais frequentes. “A violência está cada vez maior. Muito se deve ao alto índice de drogas”, observou.
Barcelos
Professores, alunos, família e amigos saíram em carreata nas ruas do município, na última sexta-feira (07), para pedir justiça e cobrar mais segurança. Uma professora foi brutalmente assassinada com 12 facadas, na madrugada de quinta-feira (06), dentro de sua própria residência. Várias pessoas lamentaram a morte da educadora nas redes sociais.
De acordo com o Departamento de Polícia do Interior, dois homens tentaram furtar um aparelho de ar condicionado da casa da professora, que acordou e reconheceu um dos homens. Este seria parente de uma vizinha. Ela gritou por socorro e teria sido morta por isso. Na fuga, um deles deixou cair uma sandália na casa da vítima e, a partir do calçado, foi identificado e preso. O segundo autor está foragido e a Polícia Civil segue em busca dele.

COMBATER A CORRUPÇÃO...."...Ñ...."

Representantes do MPF-AM afirmam que: "Limitar é um retrocesso"

Ministério Público Federal do Amazonas fez balanço do trabalho no combate à corrupção em 2012, e procuradores criticam PEC que quer diminuir poderes do Ministério Público

Edmilson Barreiros afirmou que a corrupção é um dos crimes mais difíceis de se apurar
Edmilson Barreiros afirmou que a corrupção é um dos crimes mais difíceis de se apurar (Luiz Vasconcelos)
Os procuradores do Ministério Público Federal do Amazonas (MPF-AM) Edimilson Barreiros e Ana Fabíola Ferreira classificaram como “retrocesso” a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que quer impedir o Ministério Público de realizar investigações criminais.
A crítica à PEC 37/2011 foi feita nessa sexta-feira (7), em coletiva de imprensa na sede do MPF-AM, onde os procuradores apresentaram informações sobre as medidas tomadas pelo órgão no combate à corrupção. De autoria do deputado Lourival Mendes (PTdoB-AM), a “PEC da Impunidade”, como ficou conhecida, está em análise no Congresso Nacional, em Brasília.
A proposta de realizar as investigações criminais apenas por meio das polícias é considerada por Edmilson Barreiros como um retrocesso à sociedade. “Neste domingo (amanhã), a gente precisa lembrar que a corrupção é um dos crimes mais difíceis de se apurar e um dos mais graves para todas as sociedades. É, por tanto, um retrocesso não deixar que outras instituições e o Ministério Público participem das apurações”, disse o procurador.
Barreiros lembrou ainda que a polícia não tem condições estruturais de realizar as investigações de forma isolada. “Existem sérias dúvidas de que a polícia tenha condições técnicas de assumir todas essas investigações. Se hoje existem muitos casos sendo arquivados com todo mundo atuando na investigação, imagina se somente a policia tiver essa competência de investigação?”, questionou o procurador.
Segundo a procuradora Ana Fabíola Ferreira, com a possível aprovação da PEC, os praticantes de esquemas de corrupção estarão mais impunes. “Essa PEC representa uma vitória da criminalidade, que é o principal alvo de investigação do pelo MPE, o crime do colarinho branco, daquele grande criminoso que sangra a sociedade naquilo que ela tem mais sensível que é a verba pública, causando graves danos a setores como educação, saúde e moradia”, disse.
Ana Fabíola informou que, atualmente, o MPF-AM trabalha em 484 investigações sobre corrupção, sem a participação da Polícia Federal (PF).
“Se o Brasil pretende ser um País melhor, precisa que todas as instituições continuem hoje combatendo o crime. O crime hoje se organizou e uma das definições do crime organizado implica em corrupção. Por tanto, se todas as instituições não atuarem em conjunto contra a corrupção, essa batalha não vai ser vencida”, disse Barreiros.

OPERAÇÃO POLICIAL: BARES,AMBULANTES. ETC!

Polícia promove Operação em bares e ambulantes na Zona Oeste

Durante a ação foram fechados sete bares devido à falta de documentação necessária para o funcionamento dos estabelecimentos

As operações que estão sendo deflagradas pelas Polícias Civil e Militar com apoio dos órgãos públicos, tem objetivado nesse primeiro momento orientar e regularizar os ambientes de lazer para que crimes possam ser evitados
As operações que estão sendo deflagradas pelas Polícias Civil e Militar com apoio dos órgãos públicos, tem objetivado nesse primeiro momento orientar e regularizar os ambientes de lazer para que crimes possam ser evitados (Divulgação)
A Polícia Civil do Amazonas em parceria com a Polícia Militar deflagrou durante a noite dessa sexta – feira (7), uma operação nos bairros Santo Antonio, Compensa e Ponta Negra, localizados na Zona Oeste da capital. A operação organizada pela Delegada Titular da Seccional Oeste, Suely Costa, faz parte de um conjunto de operações que estão sendo realizadas para fiscalizar bares e ambulantes da região.
A operação que entrou pela madrugada foi coordenada pela Delegada Titular do 5º Distrito Integrado de Polícia (DIP), Eliene Silva, contou com a participação da Delegada Titular da Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente e Urbanismo (DEMA), Izolda Castro e de policiais civis do 5º DIP, Delegacia de Proteção ao Consumidor (DECON),Delegacia Especializada em Crimes Contra o Turista (DECCT)  e também da Secretária Municipal de Saúde (SEMSA), por meio do Departamento de Vigilância Sanitária (DVISA).  O Conselho Tutelar e Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) também estiveram presentes dando apoio à operação.
Durante a ação foram fechados sete bares devido à falta de documentação necessária para o funcionamento dos estabelecimentos. A Delegada Eliene relata que “essas operações diminuem a criminalidade e aumentam a sensação de segurança, pois organiza o trânsito, fiscaliza a venda de bebidas e restringe a presença de crianças e adolescente em lugares impróprios e em situação de risco, ou seja, uma operação no primeiro momento de cunho pedagógico”.
As operações que estão sendo deflagradas pelas Polícias Civil e Militar com apoio dos órgãos públicos, tem objetivado nesse primeiro momento orientar e regularizar os ambientes de lazer para que crimes possam ser evitados, sendo que posteriormente será dado prosseguimento as ações da polícia para efeito de repreensão aqueles que não seguiram as primeiras coordenadas dispostas pelas autoridades.

SUMIÇO MUITO ESTRANHO!

Engenheiro da Petrobras está desaparecido há 11 dias

A família de Ken Wheeler da Silva Araújo, 47, pede ajuda para quem tiver informações sobre o caso. O engenheiro foi visto pela última vez no dia 28 de novembro. No dia em que desapareceu, Ken trabalhou normalmente e por volta das 20h30 foi realizar uma sessão de fisioterapia na academia Cagin

Engenheiro da Petrobras está desaparecido desde novembro
Engenheiro da Petrobras está desaparecido desde novembro (Álbum de família)
O desaparecimento de Ken Wheeler da Silva Araújo, 47, engenheiro da Petrobras há 20 anos, completa neste sábado (8) 11 dias. Em busca de respostas, a família de Ken pede ajuda de quem possa ter alguma informação sobre o caso.
O engenheiro morava no bairro Dom Pedro, zona Oeste de Manaus e foi visto pela última vez no dia 28 de novembro. No dia em que desapareceu, Ken trabalhou normalmente e por volta das 20h30 daquela noite foi realizar uma sessão de fisioterapia na academia Cagin, localizada na rua Valério Botelho de Andrade, bairro São Francisco, zona Sul da cidade. Ele tratava sequelas de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
De acordo com informações de familiares, ele foi visto por funcionários da academia saindo sozinho em seu carro modelo Honda Fit, cor Preta de placa NOL 7036. A mãe e o irmão de Ken tiveram acesso às imagens do circuito interno do estabelecimento, mas afirmaram que por conta do posicionamento do aparelho não é possível visualizar o momento em que ele deixou o local.
Existe um Boletim de Ocorrência na Delegacia Geral de Polícia Civil do Amazonas, que investiga o caso. Em conversa com a reportagem, a mãe de Ken, disse que após o desaparecimento dele, não houveu nenhuma movimentação nas contas bancárias dele e nem compras em seus cartões de credito. Segundo ela, ele estava de posse de R$ 2 mil.
O irmão do engenheiro lembrou que um dos costumes de Ken era sair da fisioterapia e ir lanchar no Manauara Shopping ou no Amazonas Shopping, mas, que naquele dia, as câmeras internas dos locais não capturaram a entrada dele. As câmeras do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) também não captaram as imagens do carro de Ken se movimentado pelas ruas da cidade.
“Tudo conspirou a favor da pessoa que sumiu com o meu filho”, disse a mãe de Ken, que está muito abalada com o desaparecimento.
Ken é considerado por amigos e familiares uma pessoa tranquila e sem inimigos aparentes.
Quem puder ajudar, pode entrar em contato pelos telefones da Delegacia Especializada em Ordem Pública e Social (Deops) 3214-22-68 ou pelos telefones 8284-44-44//3239-06-90.

O COMÉRCIO COMEÇA AQUECER COM O 13º SALÁRIO!

Comércio varejista de Manaus está sob efeito do 13º salário

Lojas já sentem o impacto positivo desse benefício, que no dia 16 será pago também aos servidores da prefeitura

Fluxo de pessoas no comércio do Centro cresceu bastante nesta semana, o que elevou o otimismo dos lojistas
fluxo de pessoas no comércio do Centro cresceu bastante nesta semana, o que elevou o otimismo dos lojistas (Arquivo A Crítica )
A 16 dias para o Natal, o comércio varejista começa a apresentar um aquecimento nas vendas com um aumento de 30% a 80% e os reflexos são lojas lotadas e clientes antecipando as compras nos segmentos de eletrodomésticos, vestuários e sapatarias, entre outros, fortalecidos pelo pagamento do 13º salário e tentando fugir do crescimento da demanda causados pelos consumidores de última hora que devem invadir as lojas do Centro de Manaus até o dia 24 de dezembro.
De acordo com a subgerente da Di Santini, da Eduardo Ribeiro, Perla Oliveira, as vendas estavam fracas até novembro, mas segundo ela, desde o último final de semana, houve um aquecimento de 80% nas vendas de sapatos na loja. Ela disse que muitos clientes já estão comprando para o período das festas de final de ano.
“Desde sábado, o movimento melhorou e as vendas cresceram muito. Acredito que isso deve ser pelo fato de muitos consumidores já terem recebido o pagamento do 13º salário. Agora a loja está sempre lotada e a nossa expectativa é superar em 20% as vendas em relação ao ano passado. Para atender a demanda, o horário foi ampliado de 9h às 20h30 e também já estamos trabalhando aos domingos”, disse entusiasmada Perla Oliveira.