Translate

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

OBRAS DO ARQUITETO,OSCAR!

Oscar Niemeyer: o maior do século 20

Rodrigo Ohtake dimensiona a obra e a importância do arquiteto


Um dia, no ônibus, passávamos em frente a uma obra quando alguém próximo ao cobrador disse:
- Olha esse prédio!
O cobrador:
- Deve ser coisa do Oscar Niemeyer.
E o primeiro novamente:
- É, só ele pra fazer essas coisas diferentes.
De qual obra se falava? Não importa. Sabe-se muito bem que esse ônibus poderia estar passando em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba ou Paris, Argel, Milão. O interessante desse ocorrido não é a surpresa do usuário em ver a obra, mas, sim, o fato de o cobrador saber de qual arquiteto se tratava.
Leia também: Oscar Niemeyer morre aos 104 anos
Infográfico: Niemeyer em 24 obras
Análise: Oscar Niemeyer: a redescoberta da curva na arquitetura
Repercussão: Brasil lamenta morte; Dilma diz que País “perdeu um dos seus gênios”

Veja: A trajetória profissional e política do homem que revolucionou a arquitetura
Oscar Niemeyer em frente ao Museu de Arte Moderna de Niterói,Esse alcance nenhum outro arquiteto, mesmo no mundo, atingiu. Tal abrangência não se deu por acaso ou porque Niemeyer tivesse 104 anos. O reconhecimento universal de Oscar Niemeyer é motivado pela sua extrema competência em surpreender constantemente o frequentador e sempre inovar sua linha autoral inquestionável.Frases: 'Para mim o importante é a vida, conhecer as pessoas, haver solidariedade'Repare bem: os personagens do pequeno fato citado no início deste texto não dizem se gostam ou não da obra - o próprio arquiteto dizia que não é isso o mais importante na arquitetura, mas a surpresa deve ser permanente em seus projetos. AECatedral Metropolitana de Brasília, construída nos anos 50
O que dizer, por exemplo, da entrada da Catedral Metropolitana de Brasília? Se a forma se revela pelo exterior, onde o arquiteto resolve o programa arquitetônico com um gesto único que se repete 16 vezes, o espaço interno poderia ser facilmente esperado. Porém, genialmente o autor faz um pequeno túnel de entrada, misterioso, com teto baixo e escuro - para quando o fiel entrasse na Catedral se surpreendesse com a luz, com a amplitude e com a beleza do espaço. Aquele gesto aparentemente singelo torna-se totalmente surpreendente.
Ou então na espetacular implantação da sua Casa de Canoas, onde o usuário sobe um pequeno morro para primeiro avistar a casa pelo alto, de modo que se veja a forma curvilínea da laje e a enorme rocha que, de problema, tornou-se o elemento presente em todos os ambientes da casa. Nessa mesma obra, o arquiteto organizou o programa da casa de forma magistral: como o jardim, terraço, piscina, salas e a bela vista são os espaços de convívio, a solução adotada foi jogar os ambientes íntimos no andar inferior, subterrâneo, fazendo com que a casa parecesse pequena, porém um grande local de encontro. Seja pela forma, estrutura ou simplicidade na solução do programa, pouquíssimos arquitetos conseguem se reinventar a toda obra, como Oscar Niemeyer.
Essa inquietação na busca constante de inovação é que o faz estudar filosofia, literatura, mais recentemente astronomia. E o que o mantém com extrema lucidez.
Nelson Kon
Casa de Canoas, obra de Oscar Niemeyer
Se alguns dizem que Le Corbusier é o arquiteto mais influente do século 20 - e o próprio Niemeyer assume a influência que o colega franco-suíço teve em sua formação -, ouso dizer que Oscar Niemeyer é o maior arquiteto do século passado. E mais: ele é, assumidamente ou não, uma das grandes fontes de inspiração para muitos dos arquitetos ganhadores do prêmio Pritzker dos últimos anos.
Na obra do SANAA, escritório japonês ganhador do Pritzker em 2010, é evidente a semelhança entre o Onishi Hall e o pavilhão Serpentine com a Casa de Canoas e a marquise do Ibirapuera, respectivamente. Sejima e Nishizawa, os fundadores do escritório, são tão fãs do arquiteto brasileiro que quando vieram ao país por conta da exposição do escritório no Instituto Tomie Ohtake, fizeram questão de visitar inúmeras obras de Niemeyer - além de irem ao Rio de Janeiro para conhecê-lo pessoalmente.
O mesmo fez o holandês Rem Koolhaas, um dos mais influentes arquitetos da atualidade, que esteve em seu escritório de Copacabana em 1999. O mais importante arquiteto português, Álvaro Siza, é mais próximo de Niemeyer e o visitou algumas vezes, principalmente durante a construção da Fundação Iberê Camargo de Porto Alegre. Na última conversa entre os dois, registrada no livro "Oscar Niemeyer - Form & Space" do fotógrafo japonês Yukio Futagawa, discutiu-se a política atual e Siza, fumante assíduo, sequer tocou em seu maço durante duas horas. Niemeyer fumou três cigarrilhas.
Leonardo Finotti
Marquise do Ibirapuera
Já o lorde inglês da arquitetura, Norman Foster, não conhece o colega brasileiro pessoalmente, mas é evidente em seu projeto para o arco do estádio Wembley, em Londres, a influência do projeto do Maracanã, nunca construído, de Niemeyer.
Relatos como esses são inúmeros, e aqui cito apenas colegas ganhadores do Pritzker. Mas talvez a mais importante constatação venha do historiador Eric Hobsbawn : "Não há como pensar no século 20 sem pensar em Oscar Niemeyer".
Ora, essa frase foi dita nos anos 1990. De lá para cá, o maior arquiteto brasileiro casou-se novamente, lançou uma revista, teve uma dezena de livros publicados, um documentário feito, mais de quinze obras inauguradas, 50 projetos e continuava indo ao escritório todas as tardes.

ARQUITETURA PERDEU SEU ILUSTRE!

Aos 104 anos, morre o mestre da arquitetura Oscar Niemeyer

oscar15
Apesar da idade avançada, Niemeyer ainda trabalhava diariamente e não se queixava de graves problemas de saúde até ser internado

O arquiteto Oscar Niemeyer de 104 anos, morreu por volta das 21h55 desta quarta-feira (5) no Hospital Samaritano, em Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro. Ele estava internado na unidade desde o dia dois de novembro.
Niemeyer estava internado na unidade coronariana e respirava sem a ajuda de aparelhos. Na terça-feira (4), o arquiteto apresentou piora nos exames laboratoriais. O último boletim médico divulgado na tarde desta quarta-feira informou que o estado de saúde do arquiteto passava a ser considerado grave.
Segundo o médico Fernando Gjorup, Niemeyer morreu por insuficiência respiratória.
— Ele estava conciente na manhã de hoje [quarta-feira], mas o quadro foi se complicando. Ele precisou ser sedado e entubado, mas não resistiu.

Veja as principais obras de Niemeyer 

Conheça as obras de Niemeyer em Brasília

Niemeyer havia passado duas semanas internado no mês passado, após dar entrada no hospital com quadro de desidratação. Em maio, Niemeyer esteve internado no mesmo hospital por mais de 15 dias com um quadro de desidratação e pneumonia. Em abril do ano passado, ele já havia passado 12 dias internado no Hospital Samaritano com infecção urinária. Dois anos antes, também no Samaritano, ele passou por duas cirurgias: uma para retirada de pedra da vesícula e outra para retirar tumor do intestino.
Símbolo da vanguarda e da crítica ao conservadorismo de ideias e projetos, o carioca Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares Filho é apontado como um dos mais influentes na arquitetura moderna mundial. Os traços livres e rápidos criaram um novo movimento na arquitetura.

Entre as mais importantes obras do arquiteto, destacam-se o conjunto arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte; o Edifício Copan, em São Paulo; a construção de Brasília; a Universidade de Constantine e a Mesquita de Argel, na Argélia; a Feira Internacional e Permanente do Líbano; o Centro Cultural de Le Havre-Le Volcan, na França; o Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba; os centros Integrados de Educação Pública (Cieps) e a Passarela do Samba, no Rio de Janeiro; o Memorial da América Latina e o Parque Ibirapuera, em São Paulo; e o Caminho Niemeyer, em Niterói, Rio de Janeiro; além do Porto da Música, na Argentina.

QUELÔNIOS MORREM AFOGADOS!

Pesquisa afirma que quelônios morrem afogados presos em rede de pesca

Pesquisador descobre que a espécie de quelônio conhecida como Irapuca é vítima de afogamento por ficar presa muito tempo na rede de pesca embaixo da água. A espécie de quelônio faz parte da dieta das comunidades ribeirinhas na região do Médio Rio Negro.

A Irapuca é uma espécie de quelônio amazônico do Médio Rio Negro
A Irapuca é uma espécie de quelônio amazônico do Médio Rio Negro (picasaweb.google)
Pesquisa realizada pelo mestre em Diversidade Biológica, Mário Quara de Carvalho dos Santos, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) verificou que a captura na rede de pesca, faz com que muitos quelônios da espécie Irapuca, morram afogados por passarem tempo demais submersos, sem conseguir respirar.
Financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), a pesquisa foi realizada no período de 2009 a 2011, na Ufam. Intitulado “Propriedades do sangue e efeito do mergulho forçado sobre o perfil hematológico de Podocnemis erythrocephala” – nome científico da Irapuca -, constatou que esta espécie de quelônio é a principal vítima do emaranhamento das redes de pesca, seja de forma acidental ou intencional.
“O objetivo do estudo foi avaliar o perfil hematológico da Irapuca em resposta a diferentes tempos de mergulho forçado para que os resultados contribuam com projetos de manejo e na tentativa de evitar a mortalidade desses animais por afogamento”, esclareceu Quara.
Ainda segundo o pesquisador, a Irapuca faz parte da dieta das comunidades ribeirinhas da região, e sua captura é realizada indiscriminadamente durante todo o ano, sem intervalo de tempo.
Realização da pesquisa
Foram capturadas 39 irapucas que habitavam igarapés do Arquipélago de Mariuá. Os animais foram distribuídos em três grupos e submetidos a diferentes períodos de mergulho forçado.
Após o tempo de 30 a 60 minutos submergido de maneira forçada, Quara retirou amostras de sangue e realizou biometria em todos os animais. Verificando o peso corpóreo, tamanho e largura do casco.
Conclusão
Segundo constatou Quara, em sua pesquisa, a Irapuca é uma espécie que consegue ficar até 60 minutos de submersão forçada, realizando constantemente ajustes fisiológicos para manutenção do equilíbrio de seu corpo em situações de ausência de oxigênio.
“Tempos superiores aos testados no estudo podem ocasionar distúrbios marcantes, e exaustão dos substratos energéticos levando o animal à morte”, concluiu o pesquisador.

PARLAMENTO FORTE!

Artur diz que precisa de um 'Parlamento forte' e 'Justiça independente'

O tucano informou que a Prefeitura de Manaus, durante sua administração, estará de “portas abertas” para vereadores eleitos e não eleitos

Artur Neto pediu que a deputada federal Rebecca Garcia direcione R$ 105 milhões para saneamento e infraestrutura
Artur Neto (Luiz Vasconcelos )
O prefeito eleito de Manaus, Artur Neto (PSDB), disse, durante homenagem ao economista Rodemarck Castelo Branco, na Câmara Municipal de Manaus (CMM), que precisa contar com um ‘Parlamento forte’, que cumpra o papel de oposição “para mostrar erros”.
“Adversário leal é aquele que cumpre seu dever para mostrar equívocos”, disse, ao discursar na Casa na manhã desta quarta-feira (5). Além de um ‘Parlamento forte’, Artur Neto disse ser necessário uma “Justiça independente”.
O tucano informou que a Prefeitura de Manaus, durante sua administração, estará de “portas abertas” para vereadores eleitos e não eleitos.
Rodemarck Castelo Branco recebeu das mãos de Artur Neto a Medalha de Ouro Cidade de Manaus durante homenagem na manhã desta quarta-feira.

A DEFESA CIVIL ALERTA!

'Repiquete' do rio Negro acende a possibilidade de grande cheia

Descida repentina de 1,15m no nível do rio Negro chamou atenção da Defesa Civil, que monitora situação em toda a bacia

Secretário de Defesa Civil, Roberto Rocha explica que qualquer irregularidade hidrológica já deixa o órgão em alerta
Secretário de Defesa Civil, Roberto Rocha explica que qualquer irregularidade hidrológica já deixa o órgão em alerta (Arquivo/AC)
A descida repentina (repiquete) das águas do rio Negro em 1m15 soou como um sinal de alerta para o secretário-executivo da Defesa Civil do Amazonas, Roberto Rocha. A marca, superior à do mesmo período em anos que antecederam grandes enchentes (2009 e 2012), pode ser o anúncio de outra cheia de grandes proporções em 2013. “Nesse término de vazante, o rio teve o costumeiro repique, mas, comparando com 2009, ano da penúltima grande enchente, o rio voltou a subir dentro da sua normalidade no dia 3 de dezembro. Fazendo uma equalização, tomando por base o histórico dos desastres, qualquer irregularidade climática ou hidrográfica já nos deixa em estado de alerta”, disse Rocha.
A enchente começou em outubro, parou, desceu 1m15, e na semana passada reiniciou com previsão de parada somente no início do segundo semestre.
O secretário da Defesa Civil lembra que, entre os meses de janeiro a julho de todos os anos, o Amazonas sofre três ciclos de cheia, fenômenos que servem de indicativos para uma previsão aproximada da dimensão da enchente que está a caminho. Com base no comportamento dos rios neste período, a Defesa Civil já começa a elaborar um plano de monitoramento para uma área que possivelmente será mais afetada. Por exemplo, na última grande enchente, o rio Madeira teve uma subida modesta, mas agora está acelerado, podendo influenciar na enchente de 2013 que, na zona Metropolitana de Manaus, tem seu pico no final de junho. “Nesse momento, enquanto os rios mais próximos estão enchendo timidamente, o Madeira, que trás as águas das Cordilheiras do Andes, está subindo muito além do esperado. Em relação ao mesmo período de 2011, é uma irregularidade que nos deixa preocupado. A partir desse fato a Defesa Civil começa a montar o seu plano de trabalho para a próxima enchente”.
O secretário-executivo tem todas as razões para ficar preocupado, pois o rio Madeira, além de receber o rio Beni, que vem da Bolívia, direto da Cordilheira dos Andes, ele tem dois afluentes importantes que são o Aymoré, que nasce no Mato Grosso, e o Guaporé, vindo Rondônia.

AUXÍLIO VERSOS AUXÍLIOS,QUEM VAI PAGAR PO ISSO!

Fim do auxílio-paletó pode ser votado por vereadores de Manaus apenas em 2013

Se o Projeto de Lei que prevê o fim do auxílio não for votado neste ano os parlamentares receberão em janeiro um valor extra de R$ 15 mil

 Wilker Barreto quer analisar o PL com mais calma e quer sugerir emenda solicitando que os vereadores devolvam os valores que receberam durante os quatro anos de mandato
Wilker Barreto disse que precisa analisar o PL com mais calma e quer sugerir emenda solicitando que os vereadores devolvam os valores que receberam durante os quatro anos de mandato (Arquivo A Crítica)
Os vereadores Wilker Barreto (PHS) e Dr. Gomes solicitaram, na manhã desta terça-feira (4), pedido de vistas ao Projeto de Lei (PL) que prevê a extinção do auxílio-paletó na Câmara Municipal de Manaus. O recurso foi utilizado pelos parlamentares no dia em que era esperada a votação do PL.
Para o autor da proposta que acabaria com a liberação do auxilio aos vereadores, Mário Frota, “o pedido de vistas fez parte de uma manobra para que o Projeto fosse apreciado nesta manhã”.
Barreto e Gomes alegaram que precisam analisar o PL com mais calma e que estudam sugerir uma emenda solicitando que os vereadores devolvam os valores que receberam durante os quatro anos de mandato.
Com o pedido de vistas, o Projeto corre o risco de não ser votado em 2012. Caso isso aconteça, os parlamentares receberão em janeiro do próximo ano um valor extra de R$ 15 mil que equivale a um mês de seus salários.

CENTRO PSIQUIATRICO!

Parlamentar denuncia mortes no hospital psiquiátrico em Manaus

Caso a Susam não reveja a sua política de saúde mental, o deputado pretende acionar o Ministério Público para cobrar judicialmente os responsáveis pela omissão em relação aos pacientes que ainda residem no hospital

Hospital Psiquiátrico Eduardo Ribeiro
Hospital Psiquiátrico Eduardo Ribeiro (JUCA QUEIROZ)
A Susam (Secretaria de Estado da Saúde) permitiu a formação de uma fila da morte entre os pacientes que residem no Hospital Psiquiátrico Eduardo Ribeiro, ao descentralizar o atendimento à saúde mental, sem estabelecer residências terapêuticas para esse público, conforme preconiza a legislação federal. A afirmação foi feita hoje pelo deputado Luiz Castro (PPS), ao lamentar a morte de três pacientes abandonados no hospital, em dois meses sem o suporte terapêutico, que foi transferido para outras unidades de saúde.
Caso a Susam não reveja a sua política de saúde mental, o deputado pretende acionar o Ministério Público para cobrar judicialmente os responsáveis pela omissão em relação aos pacientes que ainda residem no hospital. "Transformaram o hospital num campo de concentração com uma fila da morte entre os pacientes que sofrem sem assistência", questionou.
 Para o deputado, a situação é inadmissível, uma vez que existem pacientes morando há 15 e até 30 anos no hospital e que não possuem mais vínculos familiares, o que impede o retorno aos seus lares.
"Para eles, a lei determina o estabelecimento de residênciais terapêuticas, o que não foi feito pela Susam", acusa, destacando que é inaceitável o abandono de pessoas que precisam da atenção do Estado. A situação é ainda mais revoltante quando se oberva que o Amazonas é um dos estados mais ricos do País e se permite investimentos como o da ponte Rio Negro que consumiram R$ 1 bilhão.
"Nós não estamos no Haiti, em Gana ou Bangladesh, para deixar seres humanos abandonados e entregues à própria sorte", reclamou.A falta de disposição dos gestores da Susam para o diálogo também contribui para o agravamento da crise na atenção à saúde mental.
Luiz Castro lembrou ainda que no mês passado foi realizada uma audiência proposta por ele para debater o atendimento à saúde ocular no Estado e nenhum representante da Susam se fez presente. "Infelizmente os gestores da Susam se negam até mesmo a debater os problemas de saúde como se não houvesse deficiências", questionou.
Com informações da assessoria.

JUSTIÇA HUMANA,NÃO DE DEUS!

Justiça do AM autoriza casamento de casais gays


A sentença não é inédita, porém, é incomum. Com isso, os cônjuges passam a ter assegurados os direitos e deveres relativos ao casamento

Tribunal de Justiça do Amazonas
Tribunal de Justiça do Amazonas (Mário Oliveira/Divulgação)
Duas conversões de união estável homoafetiva em casamento civil foram autorizadas esta semana pelo juiz Dídimo Santana Barros Filho, que responde pela Vara de Registros Públicos e Precatórias da Comarca de Manaus, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). Não se trata de uma decisão inédita, porém, é incomum na Justiça amazonense. A partir de agora, os cônjuges passam a ter assegurados os direitos e deveres relativos ao casamento.

Um dos casos é o de duas mulheres que mantêm registro de união estável há três anos; outro é de dois homens, que vivem juntos desde 2000. Ambos os processos de conversão foram iniciados em 25 de setembro deste ano e cumpriram as exigências legais para a habilitação ao casamento, com apresentação de documentos e publicação de editais. O Ministério Público opinou favoravelmente ao pedido.

Uma das partes do processo, a advogada Mônica Cristina Pereira de Godoy, diz que vão fazer uma cerimônia de comemoração. “Ficamos muito contentes, felizes com a decisão do juiz. Ele foi brilhante na sua decisão e compreensão de que o mundo evoluiu e até nos felicita pela nossa união”. Mônica é presidente da Comissão de Diversidade Sexual da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Amazonas e avalia que esta é uma vitória para a OAB e para o Estado do Amazonas e que a entidade vem tentando fazer com que o segmento LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e travestis) tenha os mesmos direitos dos casais homossexuais, além dos deveres. “Estamos tentando fazer com que os cartórios processem os casamentos sem intervenção judicial. A batalha da comissão tem sido no sentido de que isso aconteça”.

O Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu a união estável e a extensão de seus efeitos a casais homoafetivos; já a Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) autorizou, pela primeira vez no Brasil, o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Conforme trecho do parecer do MP, “ainda que esta decisão (do STJ) não tenha efeito vinculante para todo o país, trata-se de jurisprudência importante para análise de casos semelhantes”.

O juiz Dídimo Santana Barros Filho ressalta que “tem muita gente em situação semelhante e fica constrangida. As pessoas não sabem que já é possível formalizar união estável, na esteira de decisão do STF, ou avançar para o casamento, como decidiu o STJ”.



SEM TETO MAS FELIZ!

Casal vive há 22 anos dentro de bueiro na Colômbia


Reprodução/Rede Record Casal prefere o esgoto a ficar na rua
Um casal vive há 22 anos dentro de um bueiro em Medelín, na Colômbia.
Miguel Restrepo e a mulher dele, Maria García, são duas das muitas pessoas que vivem em bueiros na cidade.
Sem casa, os moradores de rua apelam para o esgoto para ter onde morar. Eles dividem o local com um cachorro.

SUICIDIO!

Mulher se mata por causa de doença que a fazia se masturbar 50 vezes seguidas


Reprodução / Vídeo The Tampa Bay Times Gretchen Molannen, de 39 anos, sofria de uma doença que a fazia se masturbar por horas seguidas; suicídio foi consequência do problema
Gretchen Molannen, de 39 anos, foi encontrada morta em sua casa na Flórida, nos Estados Unidos, no último final de semana. Aparentemente, ela cometeu um suicídio depois de lutar por mais de uma década e meia contra uma doença que a fazia se masturbar por horas. As informações são do Daily Mail.
A mulher sofria de uma doença chamada Transtorno de Excitação Genital Persistente (PGAD) caracterizada por deixar a pessoa em constante estado de excitação sexual. Para aliviar o quadro, a paciente precisa se masturbar ou pode até ter orgasmos espontâneos, mas a excitação volta a qualquer momento.
Mulher com transtorno raro tem mais de 100 orgasmos por dia
Uma semana antes da morte, Gretchen havia concedido entrevista a uma rede de televisão para contar um pouco mais sobre sua doença que, segundo ela, começou aos 23 anos.
— Eu tinha uma vida muito diferente antes de descobrir esse problema.
A mulher também revelou que não conseguia se manter em nenhum emprego de tempo integral por causa dessa condição. Por duas vezes, ela tentou se cadastrar no governo como deficiente, mas foi negada. Por conta disso, seu namorado ajudava a pagar as contas para manter a casa de seus pais.
Britânica com síndrome sofre até 500 orgasmos por dia
Segundo Gretchen, sem a medicação ela podia ter 50 orgasmos seguidos. De acordo com o jornal Sex and Marriage Therapy, antidepressivos, menopausa e até uma forte queda podem desencadear a doença. No entanto, não há uma estimativa de quantas mulheres sofram do problema no mundo.

ASSENTAMENTO!

Israel leva adiante plano de assentamento apesar de críticas


Emilio Morenatti/AP Assentamentos judaicos na Cisjordânia
Israel avançou nesta quarta-feira (5) com os planos para construir cerca de 3.000 casas de colonos em uma das áreas mais sensíveis da Cisjordânia ocupada, desafiando as objeções internacionais.
Um funcionário do Ministério da Defesa disse que arquitetos e empreiteiros apareceram diante de uma subcomissão da Administração Civil, comandada por militares, na Cisjordânia e registraram seus planos para a construção no corredor E1 perto de Jerusalém, uma etapa preliminar antes de qualquer licença de construção ser emitida.
Irritado com o reconhecimento de fato de um Estado palestino pela Assembleia-Geral da ONU na quinta-feira, Israel anunciou no dia seguinte que iria construir as novas moradias para colonos em terras perto de Jerusalém, que os palestinos querem para um futuro Estado.
Países mais limpos obrigam corruptos a pagar multas pesadas
Brasil melhora posição global
Venezuela é o país mais corrupto da América Latina
A decisão do governo do primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, de construir casas em E1 pela primeira vez causou alarme entre os palestinos e nas capitais do mundo.
A habitação israelense sobre as colinas áridas do corredor poderia bifurcar a Cisjordânia, barrar os palestinos de Jerusalém e enfraquecer as esperanças de um estado contíguo.
A subcomissão Conselho Superior de Planejamento, da Administração Civil, reuniu-se horas antes de Netanyahu visitar a Alemanha, onde ele enfrentará uma bronca da chanceler alemã, Angela Merkel, sobre o projeto de assentamento.
"Esta é uma fase processual preliminar, para depositar os planos", disse o funcionário da Defesa.
— Cada passo futuro ainda vai exigir mais licenças.
O ministro de Habitação de Israel explicou que o trabalho de construção em E1 não começará por pelo menos um ano.
Medidas da Europa
Em Bruxelas, na terça-feira, os embaixadores da União Europeia responsáveis por questões de segurança, discutiram a possibilidade de que todos os Estados da UE escrevam a Israel para expressar seu descontentamento com os planos de expansão ou convoquem os enviados israelenses para consultas, como cinco países da UE já fizeram.
Nenhuma decisão formal foi tomada durante a reunião da UE e a questão será discutida na sexta-feira, disseram diplomatas europeus à Reuters.
Os Estados Unidos, principal aliado de Israel, também pediram para o país reconsiderar o plano de assentamentos, dizendo que o movimento dificulta os esforços de paz com os palestinos.
Israel disse que não vai se curvar, citando a necessidade de defender seus "interesses vitais" mesmo diante da crítica internacional.
Negociações israelopalestinas sofreram colapso em 2010 em uma disputa sobre a construção de assentamentos.
Tais projetos na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental, que Israel capturou na guerra de 1967, são considerados ilegais pela maioria dos países. Israel cita laços históricos e bíblicos com as duas áreas, onde cerca de 500 mil israelenses e 2,5 milhões de palestinos vivem agora.