Translate

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

MUTAÇÃO GENÉTICA

Photoshop? Não! Esse fantástico milho colorido é fruto da genética!


Quando algo “diferente” aparece na internet, logo surgem as dúvidas se a imagem passou por manipulação em Photoshop.
Quem olha com bastante atenção, tem uma estranha sensação de ser um “milho de vidro colorido”, mas acredite, trata-se de uma autêntica espiga.
A versão foi criada por Greg Schoen, da empresa americana Seeds Trust. O pesquisador batizou sua “obra” genética de Glass Gem Corn ou milho gema de vidro.
A planta realmente é diferente de qualquer coisa que você já tenha visto. Ela possui genes que foram coletados através de um único grão colorido derivado de cada espiga. Durate anos, Greg guardou cada grão “bonito e colorido” que encontrava em milhos geneticamente modificados, sempre os melhores.

A coloração dos grãos tem sido utilizada para desvendar um fenômeno estranho chamado de transposição ou genes saltadores. Esse acontecimento é, basicamente, trechos de DNA que saltam de um lugar para outro no genoma e, caso ‘pouse’ em um lugar designado para a cor do grão de milho, este, por sua vez, será alterado, resultando em uma grande gama de cores.
Apesar do incrível feito conseguido por Greg Schoen, os saltos de genes ocorrem o tempo todo. É possível encontrar, por exemplo, dois ou três grãos coloridos em espigas convencionais de milho encontradas em qualquer supermercado.

ESCULTURA FEDORENTA

Russo faz cocô de 400 kg em formato de cobra

Reprodução/RiaNovosti A estátua alegra a cidade russa e diverte as crianças
Um cocô de 400 kg em formato de cobra foi o presentinho de grego feito pelo russo Mikhail Bopposov, 51 anos, para as crianças de sua cidade Yolba, na Rússia.
Mikhail é um viciado em esterco, em 2008, enquanto trabalhava no exército, ele chegou a construir um tanque de guerra apenas de fezes de vaca.
Os moradores de sua cidade curtiram tanto que Mikhail se sentiu motivado a fazer mais esculturas de cocô.
Em homenagem ao ano da Cobra, que começa em 10 de fevereiro, ele usou as fezes congeladas de suas 17 vacas para criar uma escultura em formato de cobra, que agora trás um novo ar a cidade.
A escultura será desmanchada na primavera para poder servir de adubo e para evitar o fedozão que deve ficar quando a neve descongelar.
O cara ainda pretende fazer um novo cocô em formato de cavalo para homenagear o ano de 2014 que é o ano do cavalo no calendário chinês. 

MOTORISTA DA REDE GLOBO MORRE

Motorista sofre infarto e morre após briga com Zezé Polessa

A emissora carioca ainda não se pronunciou sobre o ocorrido

Zezé Polessa
Zezé Polessa (Divulgação)
De acordo com o colunista Léo Dias do jornal “O dia”,  a atriz Zezé Polessa, que vive a personagem Berna na novela “Salve Jorge”, se irritou com um motorista idoso da TV Globo, que passou mal teve um infarto e morreu em decorrência do desentendimento.
Ainda de acordo com o colunista, o motorista,  que presta serviço para a TV Globo, errou o caminho e, ao invés de ir para a Barra da Tijuca foi parar no Recreio dos Bandeirantes, bairros vizinhos na Zona Oeste do Rio. O erro deixou a atriz bastante irritada e ela não escondeu sua insatisfação. Reclamou veementemente e, ao chegar no Projac, Zezé Polessa gritava que não aceitaria mais ser conduzida por tal motorista.
Logo depois de tal situação, o motorista começou a passar mal, com dores no peito e falta de ar e foi levado a um hospital. Na chegada, um médico perguntou ao idoso se ele havia passado por alguma situação de stress. O motorista estava preocupado em perder o emprego e repetia que não poderia ficar desempregado. A situação foi se agravando e a equipe médica percebeu que ele sofrera um infarto. No fim do dia, não havia mais o que ser feito. O motorista acabou falecendo.
A emissora ainda não se pronunciou sobre o ocorrido.

MEDICINA

Ato Médico pode ser votado em Plenário neste semestre

As atividades privativas ao médicos devem ser votadas ainda neste semestre. A regulamentação do exercício da medicina já foi discutida em 24 audiências públicas.

Com as modificações aprovadas, o texto em discussão prevê como exclusividade do médico, as cirurgias; aplicação de anestesia geral; internações e altas, dentre outras.
Com as modificações aprovadas, o texto em discussão prevê como exclusividade do médico, as cirurgias; aplicação de anestesia geral; internações e altas, dentre outras. (Agência Senado)
À espera de um acordo para a definição do texto final, o projeto de lei que regulamenta o exercício da medicina e estabelece as atividades privativas dos médicos, o chamado Ato Médico, deve ser votado no Plenário ainda neste semestre.
A matéria, que tramita há dez anos no Congresso, já foi aprovada nas Comissões de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), de Educação, Cultura e Esporte (CE) e na Comissão de Assuntos Sociais (CAS).
Apresentado em 2002 pelo ex-senador Benício Sampaio, o projeto já saiu do Senado, em 2006, na forma de substitutivo da senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), relatora na CAS. Enviado à Câmara, foi modificado novamente e voltou ao Senado como novo substitutivo em outubro de 2009.
A regulamentação do exercício da medicina foi discutida em 24 audiências públicas. Em dezembro do ano passado, após audiência conjunta da CE e da CAS, em que foram ouvidos representantes dos ministérios da Saúde e da Educação, bem como do Conselho Nacional de Educação, o projeto foi aprovado por unanimidade.
Com as modificações aprovadas, o texto em discussão (SCD 268/2002) prevê como exclusividade do médico, as cirurgias; aplicação de anestesia geral; internações e altas. Também são atividades privativas da categoria a emissão de laudos de exames endoscópicos e de imagem; dos procedimentos diagnósticos invasivos; e dos exames anatomopatológicos (para o diagnóstico de doenças ou para estabelecer a evolução dos tumores).
Não seriam considerados privativos os exames citopatológicos e seus laudos; a coleta de material biológico para análises clínico-laboratoriais; e os procedimentos através de orifícios naturais em estruturas anatômicas visando à recuperação físico-funcional e não comprometendo a estrutura celular e tecidual.
Retirado o pedido de urgência para votação, a definição do texto em Plenário foi combinado entre os senadores e com entidades profissionais, a fim de não gerar conflito com as demais categorias de saúde.
O presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), Renato Azevedo Júnior, declarou que as novas regras são de “grande importância para o adequado exercício da medicina no Brasil e para a segurança da sociedade”. Ele pediu aos médicos paulistas que acompanhem a tramitação da matéria no Senado em 2013 e que enviem e-mails com pedido de apoio para todos os senadores.

EXPORTAÇÃO DE ANIMAIS

Falta de abrigos força Amazonas a ‘exportar’ animais

Sem conseguir dar abrigo aos silvestres resgatados aqui, órgãos ambientais precisam encontrar locais fora do Estado

A onça pintada, espécie ameaçada de extinção, é uma das que mais sofrem com falta de espaço, por pesar até 130 kg. Um exemplar está sendo levado para o Mato Grosso
A onça pintada, espécie ameaçada de extinção, é uma das que mais sofrem com falta de espaço, por pesar até 130 kg. Um exemplar está sendo levado para o Mato Grosso (Antonio Menezes)
O Amazonas, apesar de estar localizado no meio da maior biodiversidade do mundo, não possui abrigos suficientes para os mais de 800 animais silvestres que, anualmente, passam pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), provenientes de apreensões, entregas voluntárias e, em número menor, resgates. O jeito é tentar mandá-los para outros Estados brasileiros, uma tarefa nada fácil que se repete mensalmente.
Em 2012 foram 888, pertencentes a mais de 80 espécies diferentes. Os principais grupos estão entre as aves, primatas (macacos), felinos e quelônios. Alguns, são devolvidos ao seu habitat, dependendo de aspectos como o estado de saúde e o tempo em cativeiro.
Mas a maioria precisa ser transferida a criadouros controlados, como zoológicos, instituições de pesquisa, mantenedores de fauna silvestre e até voluntários, mas tudo de outros Estados. Os disponíveis em Manaus estão lotados.