Translate

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

ACONTECIMENTOS EM 2012 RESUMO!

Retrospectiva 2012: tinha tudo para ser o apocalipse

Tempestades, cheia recorde na Amazônia, incêndios, disputa política, a descoberta de fraudes em concurso público marcaram o ano do ‘fim do mundo’; confira as principais notícias que foram manchete durante os últimos meses

Retrospectiva 2012
Incêndios, mortes, eleições, cheia recorde e cultura na retrospectiva 2012 (A Critica)
O apocalipse supostamente previsto pelo calendário Maia não ocorreu em 2012, mas a natureza protagonizou momentos de revolta. As notícias retrataram uma enchente recorde nos rios da Amazônia, uma vazante severa, o poder destruidor do fogo, dos ventos e das chuvas. Flagras registrados por pessoas comuns e campanhas em prol de homens e animais desaparecidos ganharam força graças a ajuda da internet.
Em 2012, estamparam as manchetes dos jornais: a briga política durante as eleições; a farra de presos que postavam fotos de festas em presídio do Amazonas; a divulgação de vídeos com cenas de nudez e lesbianismo ao som de funk, em plena avenida de Manaus; o vazamento de informações durante uma operação contra a exploração sexual, feita pela polícia civil; a morte de quase 20 pessoas na praia da Ponta Negra; entre outras notícias.
Boi-bumbá no Carnaval
O ano começou ao som de boi-bumbá. Em pleno período pré-carnavalesco, um grande espetáculo foi montado para a gravação ao vivo do CD e DVD “Tradição”.
O Boi-bumbá Garantido reuniu mais de 800 artistas no Bumbódromo de Parintins (distante 325 quilômetros de Manaus) para gravação. A filmagem foi realizada pela TV A Crítica.
Viaturas destruídas
O programa Ronda no Bairro foi lançado em Manaus, entre os meses de fevereiro a dezembro. Os índices de criminalidade diminuíram após o policiamento ostensivo realizado em todas as zonas da capital amazonense. Pouco antes da implantação, em janeiro, novas viaturas da polícia se envolveram em acidentes. Sete delas foram destruídas em menos de 48h, em Manaus.  
Detentos no facebook
Em março, detentos da Unidade Prisional do Puraquequara, em Manaus, fizeram festa e postaram fotos na rede social Facebook. A publicação causou o afastamento do então diretor Oton Bittar. As fotos feitas de dentro da unidade mostram as regalias concedidas aos presos, alguns de alta periculosidade.
Estudantes seminus
As greves levaram alunos da Universidade do Amazonas (Ufam) a se afastarem das salas de aula. Em uma das manifestações alunos chegaram a protestar seminus.
Cemitério de coletivos
Imagens exclusivas do RCCOP denunciam a existência de um 'Cemitério de Ônibus' ao lado de uma reserva ambiental no Amazonas. Uma área em meio a floresta era usada como estacionamento de coletivos antigos, alguns deles com mais de 12 anos. Carcaças de mais de cem veículos estavam abandonadas. 
Cultura popular
Com o tema “Viva a Cultura Popular” o Boi Caprichoso foi o campeão do 47º Festival Folclórico de Parintins (a 325 quilômetros de Manaus).
Durante a apuração das notas dos três dias do evento o Diamante Negro somou 1.258,9 e foi superior ao “contrário” Garantido, que apresentou na arena a temática “Tradição” e atingiu 1.257,1 (diferença de 1,8 ponto).
Enchente e vazante
A enchente dos rios amazônicos ocasionou a alagação de ruas, interferiu no comércio e causou prejuízos econômicos.
As imagens registradas durante o primeiro semestre do ano mostram municípios invadidos pela água. Em Manaus, parte do Centro chegou a ser interditada.
Após a cheia, a vazante castigou ribeirinhos. Em outubro, moradores de comunidade rural de Manacapuru precisavam caminhar durante quase meia hora para pegar água na margem do rio. Nas escolas, devido o calor e a dificuldade de alcançar a margem do rio, os alunos (crianças e adolescentes) eram orientados a levar suas próprias garrafas de água para evitar a desidratação.  
Quinteto fantástico
O delegado-geral da Polícia Civil, Mário César Nunes, recomendou, sem respaldo legal, a nomeação de cinco candidatos reprovados no concurso para delegado realizado em 2009, entre eles, o próprio filho, Caio César Medeiros Nunes. Além do filho, Mário César nomeou o irmão de um desembargador, a prima de um deputado federal, uma assessora e o atual secretário-executivo de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública, Thomaz Vasconcellos Dias. A polêmica envolvendo o grupo que ficou conhecido como o “Quinteto Fantástico”.
Rede de prostituição
Uma rede de prostituição identificada como  grupo "Fênix" recrutou adolescentes e crianças no município de Iranduba (a 25 quilômetros de Manaus) para trabalhar em  prostíbulos da capital amazonense. Em 40 dias, oito casos foram registrados na 31ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP). Segundo uma das vítimas, a adolescente era constantemente seduzida com oferta de emprego em "casa de família" durante os cultos no interior do Amazonas.
Eleições
O ano foi marcado pela disputa política. Os novos vereadores e prefeitos foram eleitos. Em Manaus, o pleito foi marcado por um episódio envolvendo a candidata Vanessa Grazziotin (PCdoB). Ela foi supostamente atingida por um ovo, ou cuspe, durante um debate em Manaus. 
No segundo turno, o ex-senador e diplomata Artur Virgílio Neto (PSDB) foi eleito prefeito de Manaus com 65,95% dos votos válidos, o equivalente a 603.483 votos. Ele superou em 31,90 pontos percentuais a segunda colocada no pleito, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB). Em números reais, o tucano teve 291.876 votos a mais que a comunista. Vanessa totalizou nas urnas 34,05% dos votos válidos, ou, 311.607 votos. A vitória tucana confirmou nas urnas o que as últimas pesquisas eleitorais apontaram dias antes do pleito.
Poço quebrado após pleito
Pouco após perder as eleições, candidato é acusado de mandar quebrar poço artesiano construído para população.  Moradores afirmam que utilizavam água do poço há mais de duas décadas e que há alguns anos existia no local uma placa de identificação da Prefeitura de Manaus, que teria construído a benfeitoria no terreno cedido pelo candidato.
Morte na igreja
Um padre passou mal e morreu enquanto celebrava missa em Manaus. De acordo com informações do padre Reneu, da mesma paróquia, Rossini passou mal durante a celebração de missa, foi socorrido, mas não resistiu.
Strip-tease em via pública
Em novembro, foram divulgados vídeos que mostram mulheres – supostamente menores –, tirando a roupa e exibindo, no meio da rua, partes íntimas, em cima de um veículo, enquanto são assediadas e filmadas por homens e mulheres; elas também protagonizaram cenas de lesbianismo.
Drogas no sutiã
Polícia prende mulher no aeroporto Internacional Eduardo Gomes com cocaína no corpo. A droga escondida no corpo da passageira Cláudia Santos foi avaliada em R$ 8 mil. Cláudia Santos disse que era a primeira vez que transportava a droga para vender em Manaus.
Apreensões em presídios
Em 2012, drogas, celulares e objetos inusitados foram encontrados durante revistas em penitenciárias do Amazonas. Várias pessoas foram presas tentando levar encomendas escondidas em objetos e partes íntimas. Durante os flagrantes nos presídios foram encontrados produtos como uísque, celulares, armas e drogas.        
Religião e educação
A discussão sobre a liberdade e intolerância religiosa veio à tona após alunos evangélicos se recusarem a fazer trabalho sobre a cultura afro-brasileira em escola de Manaus. Eles alegaram que os 'princípios religiosos' não permitiam que fizessem um o trabalho que faz apologia ao 'satanismo e ao homossexualismo'.
Incêndio destrói casas
Centenas de famílias ficaram desabrigadas depois de um incêndio que destruiu casas na comunidade conhecida como 'Artur Bernardes', entre os bairros São Geraldo e São Jorge, na Zona Oeste de Manaus. Moradores dizem que durante o incêndio, que ocorreu em novembro, faltou água em carros do Corpo de Bombeiros.
Muitos tentaram salvar pertences atravessando um igarapé que circunda a área. Um cordão humano foi feito pelos moradores, que passavam, de mão em mão, geladeiras, colchões e até guarda-roupas. Dezenas de motoristas que passaram pelo local pararam para ajudar as vítimas do incêndio. 
Cães e jacarés
Os animais também viraram notícia em 2012. O sumiço de uma cadela de um voo da TAM fez uma família mobilizar uma campanha em prol da cadela Carmina, que desapareceu no aeroporto de Manaus. A discussão sobre a saúde e bem-estar dos animais chegou a Assembleia Legislativa do Amazonas. A criação de um hospital público para animais fez veterinários e políticos divergirem.  
Em junho, populares capturaram um jacaré de 4m ferido, posaram para fotos e abandonaram o animal sem assistência, no interior do Amazonas. O réptil tinha um ferimento grave na cabeça, que alguns acreditam que tenha sido causado por uma bala.
Chuva,vento e destruição
O fim de outubro foi marcado por um temporal que atingiu Manaus na noite de terça-feira (30).
Dezenas de casas foram destelhadas, árvores ficaram dias caídas nas ruas, placas foram retorcidas, veículos foram destruídos e a maior parte da cidade ficou sem energia elétrica. Informações do Sipam dão conta que os ventos chegaram a até 85km/h
Mortes Ponta Negra
A praia de R$ 12 milhões já foi cenário de 16 mortes por afogamento. Familiares responsabilizam a Prefeitura de Manaus por mortes em série na Praia Perene da Ponta Negra. O índice de 16 mortes em apenas três meses na praia chocou a cidade, provocou a preocupação de especialistas e levou o Ministério Público Estadual/AM a pedir interdição da área enquanto a Prefeitura não efetuar reparos para garantir a segurança e a balneabilidade do local.
O alto número de óbitos em um período tão curto chamou atenção da população, mas a Prefeitura Municipal defendeu-se dizendo que os banhistas estavam bêbados. Parentes das vítimas negaram esta situação, com base em laudos dos IML. Vistoria realizada pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) em novembro atestou que a área aterrada é inadequada para uso e apontou a existência de "buracos" em alguns trechos do praia perene.
Estocolmo
No fim do ano, a Polícia Civil deflagrou em Manaus a Operação Estocolmo para prender integrantes de uma suposta rede de exploração sexual infanto-juvenil. De acordo com o delegado geral de Polícia Civil, Josué Rocha, as investigações correm em segredo de Justiça.
Um total de 198 policiais civis participam da operação.Um dos mandados de busca e apreensão ocorreu no apartamento do cônsul da Holanda, Vitório Nyenhuis, no condomínio Riviera da Ponta Negra, no bairro Ponta Negra, na Zona Oeste de Manaus, onde algumas mídias foram apreendidas e serão encaminhadas para a perícia técnica.
Luta yanomami
Em 2012, uma nova tragédia humana e social ameaça a vida dos yanomami, considerado um dos povos indígenas cuja cultura, cosmologia e costumes estão entre os mais preservados do Brasil: o risco de que 80% de seu território sejam destinados às grandes empresas de mineração. Tudo legítimo, autorizado pelo Governo Federal. A TI Yanomami é o território indígena com mais pedido de processos minerários do Brasil.
Antes de ser um fato consumado, os yanomami já manifestaram ser contrários à regulamentação, que está prevista na Constituição Federal de 1988, mas cuja aprovação é mais complexa do que querem acreditar os parlamentares.
Reality na Amazônia
O primeiro reality show da TV amazonense foi ao ar na TV A Crítica no mês de dezembro. O Peladão a Bordo, que foi gravado dentro de um iate, em pleno rio Negro, deu ao título de "rainha" a uma das candidatas vigiadas 24 horas por dia pelas lentes de 16 câmeras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário