Translate

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

É HORA DE DAR OPORTUNIDADE PARA A NOVA GERAÇÃO

Quando um artista ou programa de TV famosos são tirados do ar começa uma gritaria de gente que se diz fã (e que muitas vezes não via a atração há tempos).
didi 300x225 Por que a Globo vai tirar Didi do ar
Didi perdeu o programa na Globo (Foto: Divulgação)
É o que acontece agora na Globo, que deixará de exibir definitivamente o Aventuras do Didi, aos domingos. E por que será cancelado? Por uma junção de fatores, sendo que a principal delas é a audiência abaixo do esperado. Mas não é só isso: o canal vem já há um tempo tentando modificar ou atualizar o tipo de humor que exibe e Didi não se encaixava mais no perfil.
Muita gente, inclusive alguns famosos, já começaram a chiar dizendo que é um absurdo Renato Aragão não ter seu programa de TV. Mas aí entra a velha discussão: como manter alguém no ar se a audiência é baixa? E hoje em dia não tem chances mesmo: não atinge o número imaginado no Ibope, sai da grade. E isso não é um privilégio de Renato, já aconteceu com vários outros humoristas – para ficarmos apenas nesta área – como Agildo Ribeiro, Chico Anysio e Jô Soares só continua aí porque faz um programa de entrevistas.
Renato Aragão já nos deu imensas alegrias nos tempos áureos dos Trapalhões, um dos grandes clássicos da TV brasileira. Ele e seus companheiros Dedé, Mussum e Zacarias continuam insuperáveis até hoje e dá para ver isso muito bem nos DVDs do programa. Mas os tempos são outros e o tipo de piada feita por Didi não atinge mais um grande público. É um jeito antigo de fazer brincadeiras, um estilo muito próximo ao que se faz (fazia) em circos e que migrou com sucesso para a TV. Mas a prática tem mostrado que esse humor não possui mais apelo especialmente junto às novas gerações – e o mesmo pode ser dito dos circos. É mais ou menos o mesmo problema do novo Bozo no SBT, que teve muito sucesso nos anos 80 e cuja atração já não é mais a mesma porque a vida é de outro jeito.
Com isso, não dá para exigir que Renato Aragão mudasse seu estilo. O que ele faz é o que poderia produzir de melhor e seu talento continua firma e forte lá, dá para perceber isso. Ele é um dos poucos artistas que soube envelhecer com dignidade. Mas o público é outro, a velocidade das coisas mudou e a chegada de Marcelo Adnet na Globo sinaliza isso de maneira escancarada. Agora o canal só não pode esquecer que tem Renato ali em seu elenco e quem ela deve muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário