Translate

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

ALIMENTOS PARA O VERÃO!

Consumir alimentos ricos em água e sais minerais ajuda a hidratar o corpo no verão; saiba quais são

Quando o verão chega, traz com ele muitas coisas boas. Com sol, calor, praia e piscina, todo mundo fica mais animado. Mas tem o outro lado, que são os cuidados extras com a saúde que essa época do ano demanda. E não é só o verão, mas em qualquer dia de tempo mais quente ou seco.

Alimentos que devem ser evitados no calor

  • Doces, balas e açúcar refinado, pois o corpo utiliza uma parte como fonte de energia e o restante é acumulado na forma de gordura;
  • Alimentos ricos em gordura, pois além de seu alto teor calórico, que contribui para o ganho de peso, são de difícil digestão. Aliados ao calor, podem causar desconfortos como diarreia;
  • Sal, já que o consumo exagerado de sódio está relacionado ao aumento da pressão arterial e à retenção de líquidos. Ervas aromáticas, alho e cebola são bons substitutos;
  • Bebidas com gás, como refrigerantes, águas e sucos industrializados, uma vez que são fontes de sódio. As melhores opções são os sucos de frutas frescas.
  • Fonte: Natália Dourado, nutricionista da e3 Nutrição & Marketing
"Nestes dias de muito calor, os alimentos que devem ser privilegiados são as frutas, verduras e legumes, pois são ótimas fontes de vitaminas, minerais e fibras, além de serem alimentos refrescantes que combinam com a alta temperatura, por conterem boa quantidade de água em sua composição", afirma a nutricionista Natália Dourado, da e3 Nutrição & Marketing.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza o consumo mínimo diário de 400 gramas por pessoa ou o equivalente a cinco porções de 80 gramas, em média, por dia de frutas e hortaliças frescas para o alcance de seu efeito saudável e protetor de doenças crônicas. "Em dias quentes e secos não há nenhum problema em consumir uma quantidade maior de frutas e verduras, ainda mais aquelas ricas em água que são pouco calóricas e ajudam na questão da hidratação", diz ela.
Além dos alimentos que devem ser incluídos no cardápio, é preciso ficar atento ao que não ingerir no calor. "Tão importante quanto intensificar o consumo de alimentos aliados da hidratação no cardápio é ficar longe do sal, das frituras, das bebidas alcoólicas e dos carboidratos refinados para evitar a desidratação", aponta a nutricionista. No almoço e no jantar, o ideal é montar sempre um prato bem colorido e fresquinho, com alimentos leves que não pesem no estômago e tragam mal-estar.
A seguir, Dourado lista os oito alimentos que mais contém água e sais minerais e que devem ser incluídos na dieta de quem quer manter o corpo hidratado no verão. No álbum você encontra também dicas de receita com o alimento, fornecidas pela nutricionista Tereza Cibella, da Equilibrium Consultoria. São pratos, sucos e sobremesas bem leves e refrescantes, exatamente como essa época do ano precisa.


 Melancia: possui aproximadamente 92% de água, por isso ajuda muito na hidratação. "Além de ser refrescante e com sabor doce, possui, entre vários nutrientes, o licopeno e a glutationa, antioxidantes responsáveis por proteger o organismo contra a oxidação celular, contribuindo para o combate do envelhecimento precoce", fala a nutricionista Natália Dourado. É, ainda, fonte de vitamina C, potássio e magnésio. RECEITA: Gelato de Melancia - 500 g de melancia, folhas de hortelã e uma colher de sopa de suco de limão. Bata no liquidificador os ingredientes, coloque em formas de sorvete ou de silicone e leve ao congelador por 3 horas. Retire e espete os palitos Thinkstock

Nenhum comentário:

Postar um comentário