Translate

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

CHEGOU A VEZ DA ZONA SUL! RONDA NO BAIRRO.

Omar inaugura última fase do Ronda no Bairro nesta quarta na Zona Sul de Manaus

O Ronda no Bairro foi prometido durante a campanha de reeleição do governador Omar, em 2010, e foi lançado em fevereiro deste ano, na zona mais populosa de Manaus: a Norte, que possui 501 mil habitantes, conforme o IBGE

Cortesia, respeito, produtividade foram alguns dos intens do programa Ronda no Bairro avaliados pela pesquisa
Policiamento comunitário é a proposta do Ronda no Bairro (Antonio Menezes - 24.02.2012)
Nesta quarta-feira (26) o governador do Amazonas, Omar Aziz, inaugura a última fase do programa Ronda no Bairro, que contemplará a zona Sul de Manaus. Com a ação, todas as zonas da cidade terão a cobertura do modelo de policiamento comunitário, o que significa dizer que a população total da capital (1,8 milhão de pessoas, conforme o Instituto brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE) será beneficiada.
O Ronda no Bairro foi prometido durante a campanha de reeleição do governador Omar, em 2010, e foi lançado em fevereiro deste ano, na zona mais populosa de Manaus: a Norte, que possui 501 mil habitantes, conforme o IBGE.
A segunda etapa, por sua vez, foi lançada na segunda zona de maior população na capital, a Leste, com 500 mil moradores. Lá, o programa passou a funcionar em julho deste ano. Na sequência, o Ronda foi levado às zonas Centro-Oeste – com 145,8 mil habitantes -, em agosto; e Oeste, em setembro.
O programa é tratado como prioridade neste governo e tem como principal objetivo a redução dos índices de criminalidade na capital. No último domingo, o governador informou, em entrevista concedida a uma emissora de TV local, que após a implantação do Ronda no Bairro, o número de prisões na capital dobrou e disse que o estado vem tendo dificuldades, inclusive, para abrigar os presos.
Contudo, ele ressaltou, sem citar números, que a quantidade de homicídios, entre outros crimes, em um comparativo de 2011 para 2012, teve redução significativa em razão do aumento do policiamento.
Conforme dados divulgados em novembro pelo Governo do Estado, na zona Norte, a primeira a ter o programa implantado, em fevereiro deste ano, houve redução de 25% em média na criminalidade até setembro. Nas zonas centro-oeste e centro-sul, a diminuição dos crimes alcançou até 38% de julho a setembro, na comparação com igual período do ano passado. Na zona leste, a redução média foi de 26% no mesmo período de comparação. Na zona oeste, a última a ter o programa implantado, a redução no primeiro mês de operação, em outubro, foi de 19%.
Fase final
Segundo informações da Agência de Comunicação do Estado (Agecom), a inauguração da última fase do programa acontece às 10h.
O evento será realizado no Comando de Policiamento de Área da zona Sul (CPA-Sul), na rua Felismino Soares, Colônia Oliveira Machado, n° 155, próximo à empresa Trigolar. O reforço no policiamento e de viaturas na zona sul beneficia 286.488 moradores em 18 bairros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário