Translate

domingo, 6 de janeiro de 2013

CADEIAS LOTADAS,SEMPRE LOTADAS

Aumento de prisões e falta de investimentos superlotam presídios do Amazonas

Dados da Secretaria de Estado de Justiça e Direito Humanos (Sejus) revelam que no Estado houve um aumento na população carcerária de 1.195 presos em 2012, totalizando 7.734 detentos atualmente no sistema carcerário

Um total de 7.734 presos estão abrigados nas 18 unidades prisionais do Amazonas
Um total de 7.734 presos estão abrigados nas 18 unidades prisionais do Amazonas (Márcio Silva - 08.06.2011)
Apesar do esgotamento do sistema carcerário brasileiro, em virtude de estabelecimentos superlotados, sujos, precários, inseguros e desumanos, conforme já apontou o Relatório do Mutirão Carcerário 2010/2011 realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o número de presos no País cresce de forma vertiginosa.
No Amazonas, o sistema prisional registrou um aumento na população carcerária de 1.195 presos em 2012, totalizando 7.734 detentos atualmente no sistema, conforme dados da Secretaria de Estado de Justiça e Direito Humanos (Sejus).
Já em Manaus, houve um aumento de 1.049 detentos no sistema prisional, alcançando um total de 5.375 detentos divididos nos cinco presídios da capital.
Reforço
O aumento da população carcerária, de acordo com o secretário-executivo adjunto da Sejus, coronel Bernardo Encarnação, reflete no número de prisões realizadas pelas polícias Civil e Militar. O secretário ressaltou que o reforço no policiamento e o consequente aumento no número de prisões é uma forma eficaz de combater a criminalidade nas ruas, mas que leva consequências ao sistema prisional do Estado.
Um exemplo da situação pela qual passa o sistema carcerário ocorreu em março de 2011, quando à cadeia pública Raimundo Vidal Pessoa, no Centro de Manaus, chegou a abrigar 1.034 presos, número recorde segundo a Sejus.
A situação só foi minimizada com a inauguração do Centro de Detenção Provisória (CPD), em abril do mesmo ano. A Vidal Pessoa, conforme a secretaria, corresponde à porta de entrada dos presos no sistema prisional do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário