Translate

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

PROJETO LEI DOS PRAÇAS DA POLICIA MILITAR-AM

Associação discute critérios de promoção de praças da Polícia Militar no Amazonas

Projeto de lei elaborado pelo deputado estadual Cabo Maciel, não é consenso entre a categoria, que aponta o sistema de promo~çao adotado pela PM do Acre como a mais adequada

Estimativa da associação é a de que em torno de 5 mil praças aguardem por promoção no Amazonas
Estimativa da associação é a de que em torno de 5 mil praças aguardem por promoção no Amazonas (Arquivo A Crítica)
A elaboração da Lei de Evolução de Carreiras para os Praças, da Polícia Militar, foi tema de uma reunião realizada na manhã desta quarta-feira (16), na sede da Associação de Subtenentes e Sargentos da Polícia e do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (ASSPBMAM), no bairro de Flores, Zona Centro-Sul de Manaus.
A proposta da categoria é a de que o projeto de lei para os Praças - soldados, cabos e sargentos -, seja semelhante a do estado do Acre, onde um soldado PM após seis anos de corporação é promovido para cabo, e após três anos, para 3º sargento, até chegar a sub-oficial.
“A proposta que está sendo elaborada pretende que o soldado passe 15 anos para se tornar cabo, isso não é possível, além disso as promoções que ocorrem na PM geralmente se dão  por merecimento, e nem sempre algumas dessas pessoas merecem”, salienta o presidente da ASSPBMAM, sargento Francisco Pereira, o Pererinha.
De acordo com ele, o projeto de lei elaborado pelo deputado estadual Cabo Maciel, não condiz com a realidade da corporação – 15 anos para promoção -, além de não ser consenso entre a tropa. Ele estima que entorno de 5 mil praças aguardam por promoção no Amazonas. 
“Há quatro anos estou na corporação e pela referida proposta terei que esperar mais 11 anos, para poder ser promovido a cabo”, explica o soldado que se identificou como K. Nogueira, um dos participantes da reunião.
Segundo ele, e o cabo Wellington, o ideal é que a promoção se dê por interstício, isto é, chegado o tempo certo, haja a promoção automática do militar.
Ao longo da semana, outras reuniões deverão ser realizadas, e ao final delas, conforme o presidente da associação será elaborado um documento que será apresentado ao deputado Cabo Maciel sugerindo mudanças no seu projeto de lei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário