Translate

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

MUTAÇÃO GENÉTICA

Photoshop? Não! Esse fantástico milho colorido é fruto da genética!


Quando algo “diferente” aparece na internet, logo surgem as dúvidas se a imagem passou por manipulação em Photoshop.
Quem olha com bastante atenção, tem uma estranha sensação de ser um “milho de vidro colorido”, mas acredite, trata-se de uma autêntica espiga.
A versão foi criada por Greg Schoen, da empresa americana Seeds Trust. O pesquisador batizou sua “obra” genética de Glass Gem Corn ou milho gema de vidro.
A planta realmente é diferente de qualquer coisa que você já tenha visto. Ela possui genes que foram coletados através de um único grão colorido derivado de cada espiga. Durate anos, Greg guardou cada grão “bonito e colorido” que encontrava em milhos geneticamente modificados, sempre os melhores.

A coloração dos grãos tem sido utilizada para desvendar um fenômeno estranho chamado de transposição ou genes saltadores. Esse acontecimento é, basicamente, trechos de DNA que saltam de um lugar para outro no genoma e, caso ‘pouse’ em um lugar designado para a cor do grão de milho, este, por sua vez, será alterado, resultando em uma grande gama de cores.
Apesar do incrível feito conseguido por Greg Schoen, os saltos de genes ocorrem o tempo todo. É possível encontrar, por exemplo, dois ou três grãos coloridos em espigas convencionais de milho encontradas em qualquer supermercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário