Translate

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

SAÚDE DEBILITADA!

Piora o estado de saúde do arquiteto Oscar Niemeyer

Segundo o hospital, Niemeyer está com isuficiência renal e hemorragia digestiva
Oscar Niemeyer
Arquiteto apresentou novo episódio de hemorragia digestiva

O estado de saúde de Oscar Niemeyer, de 104 anos, piorou nesta segunda-feira (19). De acordo com o boletim médico do Hospital Samaritano, onde está internado, o arquiteto está com insuficiência renal e apresentou novo episódio de hemorragia digestiva.

Segundo o médico Fernando Gjorup, a hemorragia foi controlado. Niemeyer foi transferido para a Unidade Coronariana, está lúcido e segue com a fisioterapia respiratória. Não há previsão de alta.
No último domingo (9), a equipe médica do Samaritano afirmou que o funcionamento dos rins foi prejudicado por causa de uma desidratação. Na ocasião, Gjorup afirmou que o estado de saúde de Niemeyer estava em "franca melhora".

— Ele tem a saúde frágil por causa da idade, mas está evoluindo bem. No passado, ele já esteve internado em situação bem pior e superou. Vamos mandá-lo para casa quando tiver plenas condições, mas ele está evoluindo para isso.
Arquitetura de vanguarda
Símbolo da vanguarda e da crítica ao conservadorismo de ideias e projetos, o carioca Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares Filho é apontado como um dos mais influentes na arquitetura moderna mundial. Os traços livres e rápidos criaram um novo movimento na arquitetura.

Entre as mais importantes obras do arquiteto, destacam-se o conjunto arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte; o Edifício Copan, em São Paulo; a construção de Brasília; a Universidade de Constantine e a Mesquita de Argel, na Argélia; a Feira Internacional e Permanente do Líbano; o Centro Cultural de Le Havre-Le Volcan, na França; o Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba; os centros Integrados de Educação Pública (Cieps) e a Passarela do Samba, no Rio de Janeiro; o Memorial da América Latina e o Parque Ibirapuera, em São Paulo; e o Caminho Niemeyer, em Niterói, Rio de Janeiro; além do Porto da Música, na Argentina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário