Translate

domingo, 30 de dezembro de 2012

ACIDENTES DOMÉSTICOS!

Quatro em cada dez acidentes graves acontecem dentro de casa

Segundo o Dr. Dráuzio Varella, a maior parte dos acidentes costumam acontecer por distração ou imprudência.

Dráuzio Varella volta ao Fantástico com dicas simples e eficientes que podem salvar a vida em uma emergência doméstica. No quadro 'Acidentes Domésticos, o perigo dentro de casa', o médico ensinou como evitar queimaduras e como proceder quando elas acontecem.
Quatro em cada dez acidentes graves acontecem dentro de casa, 50% com líquidos quentes, 33% com líquidos inflamáveis e os mais atingidos são crianças e idosos. Segundo o Dr. Dráuzio Varella, a maior parte dos acidentes costumam acontecer por distração ou imprudência. Há acidentados que ficam com sequelas, consequencia de atendimentos mal feitos, com gente bem intencionada que só queria ajudar.
Ao queimar, o médico orienta colocar o ferimento em água fria e corrente por cinco minutos. Após, proteger o local com gaze ou qualquer pano limpo. Ele orienta que as tradições como passar manteiga, pasta de dente ou pó de café sejam evitadas, pois as substâncias grudam e ficam difíceis de serem retiradas. Já em relação às bolhas, a dica é não furá-las de forma alguma. Para o médico, a pele que fica por cima da bolha é a proteção, e, quando ela é furada, os germes que estão na pele, e que não vemos, entram no ferimento e causam a infecção.
Se a situação for mais grave e as roupas estiverem pegando fogo, por exemplo, o doutor diz que sair correndo é a pior atitude, pois o oxigênio do ar pode aumentar ainda mais as chamas. Sendo assim, caso a pessoa esteja sozinha, a orientação é que ela deite no chão e role. Se estiver acompanhada, o outro deve fazer com que ela deite. Após, ele deve pegar uma toalha, cobertor ou lençol, se possível molhados, cubrir e abafar o fogo. Se a pessoa não conseguir deitar, o outro deve começar apagando as chamas da cabeça para os pés, para evitar que o calor queime os brônquios, rosto e pulmões. Quando o fogo chegar ao fim, a roupa deve ser totalmente retirada, incluindo jóias e sapatos. Após, ela deve ser colocada no chuveiro com água fria. Caso não haja um por perto, o outro deve encher um balde de água e ir jogando no corpo da pessoa ferida para esfriar.
No caso de crianças pequenas em casa, o doutor aconselha que se faça um cercadinho que impeça a entrada dos pequenos na cozinha. As panelas devem ser colocadas nas bocas de trás do fogão, com o cabo virado para dentro, e o gás deve ser desligado após o uso do aparelho. Ele acrescenta que o ferro elétrico seja guardado fora do alcance das crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário