Translate

domingo, 30 de dezembro de 2012

SEDENTARISMO,CIGARRO, PODE CAUSA DERRAMES!

Cigarro e vida sedentária podem ocasionar infartos e derrames

O AVC acontece quando uma das artérias do cérebro se rompe e provoca hemorragia.

Você sabia que o cigarro, vida sedentária, obesidade, diabetes, pressão alta e colesterol elevado podem ser as causas do infarto e do derrame cerebral? No quadro “Acidentes Domésticos, o perigo dentro de casa”, o Dr. Dráuzio Varella ensinou como socorrer as pessoas que sofrem desses males súbitos dentro de casa.
Veja todos os episódios de Acidentes Domésticos
Segundo ele, nessas horas, ligar para o SAMU (192) pode ser a diferença entre a vida e a morte.
O Acidente Vascular Cerebral, mais conhecido como AVC, acontece quando uma das artérias do cérebro se rompe e provoca hemorragia ou quando a artéria é entupida por um coágulo que impede a passagem do sangue. Nos dois casos o tecido cerebral será afetado. Os primeiros socorros com esses derrames são diferentes daqueles com os infartos, mas também dependem da velocidade de atendimento.
Segundo o médico, o derrame pega sempre um lado do corpo, sendo muito difícil atingir os dois lados. Sendo assim a boca pode ficar torta, por exemplo, já que apenas os músculos de uma parte do corpo estão em atividade.
Quando o AVC ocorre a indicação é chamar o médico. Para Drauzio, só esses profissionais serão capazes de avaliar a extensão do derrame e o que pode ser feito. Para ajudá-los, anote o horário dos primeiros sintomas e avise-os.
Caso o SAMU demore e a pessoa tenha uma parada cardíaca, o médico orienta: deite a pessoa em uma superfície plana e trace uma linha imaginária que una um mamilo ao outro. Com os braços sempre esticados, faça compressões com força- o ritmo certo é de 100 vezes por minuto. A massagem deve ser feita até que o resgate chegue. Se ele não vier, a única coisa que não deve ser feita é colocar a pessoa com o coração parado no carro, “ela está com o coração parado, já está morta, não vai chegar viva ao hospital”, diz Dráuzio.
O médico alerta que o infarto não é uma morte súbita, é uma morte que começa a ser programada com o tempo. Seja pela inatividade física, falta de controle da pressão, cigarro ou excesso de comida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário