Translate

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

VESTIBULARES VESTIGADOS PELO MEC!

MEC pode suspender vestibular em seis instituições de ensino no Amazonas

O conceito preliminar de curso (CPC), divulgado pelo site do Inep, no Amazonas, indica cursos de cinco instituições de ensino superiores com nota abaixo de 2.

Campus universitário
Campus universitário (Euzivaldo Queiroz)
Na última terça-feira (18), o Ministro da Educação, Aloísio Mercadante anunciou medidas de regulação e supervisão que serão tomadas, com base nos indicadores de qualidade referentes a 2011. Dentre estas medidas, está a suspensão do vestibular para cursos que não tiveram um bom desempenho no Enade, caso não cumpram acordo estabelecido por um protocolo de compromisso.
Em uma escala até cinco, os conceitos 1 e 2 são considerados insatisfatórios, e as instituições e cursos ficam sujeitos a medidas de regulação e supervisão.
O conceito preliminar de curso (CPC), divulgado pelo site do Inep, no Amazonas, indica cursos de seis instituições de ensino superiores com nota abaixo de 2. São eles: o Centro Universitário Nilton Lins  (Arquitetura e Urbanismo; Pedagogia; Engenharia Civil e de Produção);  Instituto de Ensino Superior Fucapi (Engenharia de Produção); Centro Universitário do Norte (Letras – Licenciatura); Faculdade Táhiri (Pedagogia – Licenciatura); Universidade do Estado do Amazonas (Física (Licenciatura) – Parintins, Geografia (Licenciatura) - Tabatinga); e Universidade Federal do Amazonas (Biologia-Licenciatura).
“Se os resultados forem insatisfatórios a medida cautelar é que está suspensa a prerrogativa de autonomia do curso, ou seja, não pode criar novas vagas as que tiverem conceito abaixo de três”, declarou o ministro.
Para os cursos com conceito inferior a três, como os citados acima, o MEC estabelece medidas gerais obrigatórias, como assinatura de compromisso e plano de melhorias detalhado, com medidas a serem tomadas a curto e a médio prazo.
Em 60 dias, os cursos mal avaliados devem passar por reestruturação no corpo docente. Ou seja, investir em dedicação integral e titulação. Em 180 dias, por readequação da infraestrutura e do projeto pedagógico.
O plano de melhoria será acompanhado por comissão de avaliação, que fará relatórios bimestrais sobre a evolução da correção das deficiências apontadas pelo MEC. Caso se verifique o não cumprimento das medidas, será instaurado processo administrativo, que pode resultar no fechamento do curso.
Além disso, os cursos e instituições com conceito inferior a três ficam automaticamente impossibilitados de oferecer o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Nenhum comentário:

Postar um comentário