Convênio garante reestruturação do Distrito Industrial
A ação, integrada com os governos Federal e Estadual, resultará na implantação de anéis viários para melhoria logística do PIM, escoamento de veículos pesados do Centro e a integração dos distritos I e II a essa nova logística de escoamento
A
Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e a Secretaria de
Estado da Infraestrutura (Seinfra) assinaram nesta sexta-feira (28) um
convênio no valor de R$ 104,5 milhões que consolida a reformulação do
sistema de transporte e logística do Polo Industrial de Manaus (PIM) e
seu impacto na área urbana da cidade.
A
ação, integrada com o Governo Federal e o Governo do Estado, será
executada em duas partes distintas e simultâneas. A primeira parte,
orçada em R$ 328 milhões, resultará em dois anéis viários: o Sul, que
vai duplicar 8,3 quilômetros da estrada do Tarumã, na zona oeste de
Manaus, e da avenida Santos Dumond até a avenida Torquato Tapajós; e o
Leste, entre a Reserva Adolpho Ducke e a Bola do Distrito Industrial II.
Estes anéis permitirão a interligação do Aeroporto Eduardo Gomes com o
Distrito Industrial e os portos da região, em 30 quilômetros de
intervenções viárias que vão permitir, além de uma melhor logística para
o PIM, a retirada do fluxo de veículos pesados de carga das ruas
centrais da cidade.
A segunda parte,
fruto do convênio assinado nesta sexta, integra o Distrito I, e outras
três ruas (Aninga, Miri-Miri e Tento) do Distrito II, a essa nova lógica
de escoamento. Do valor total do convênio, R$ 86,5 milhões serão
usados na revitalização da área pioneira do Distrito, o chamado Distrito
I, e R$ 18 milhões na área de expansão, o Distrito II. “Se tudo der
certo, esperamos estar com contrato assinado e máquinas na rua a partir
de março”, disse a secretária da Seinfra, Waldívia Alencar.
O
convênio prevê repasse de R$ 94 milhões por parte da Suframa e R$ 10,5
milhões como contrapartida do Governo do Amazonas. A previsão é
revitalizar 36 ruas, sendo 33 da área pioneira e três da expansão. “É
uma obra estruturante, com previsão de dois anos e que tem, como
principais consequências, o aumento da oferta de áreas para novas
empresas interessadas em se instalar na Zona Franca, e – aliando este
convênio à construção dos anéis viários Sul e Leste – uma nova logística
para o Polo Industrial, que vai aliviar o trânsito de Manaus”, comentou
o superintendente da Suframa, Thomaz Nogueira.
Ao
todo, serão recuperados 56 quilômetros de vias no Distrito I, com
aplicação de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) no pavimento
flexível e recuperação de todo o sistema de pavimento rígido e drenagem,
bem como novos abrigos de pontos de ônibus e sinalização. No Distrito
II serão trabalhados as ruas Aninga (2,6 km), Miri Miri (4,5 km) e Tento
(2,1 km), com a construção das vias de 12 metros de largura, sendo 3,5
metros para cada mão de direção e mais 2,5 metros para acostamento e
drenagem, também com toda a estrutura de sinalização. “Nossos técnicos
agora vão sentar com o pessoal da Seinfra para estabelecer um cronograma
das obras, priorizando as áreas hoje em situação mais crítica. No
entanto, também contamos com o apoio do governo para que essas áreas
críticas possam receber uma ação emergencial, a exemplo do que foi feito
em maio último”, disse Nogueira.